Idam desenvolve Plano de Manejo Florestal no interior do Amazonas

A Crítica - http://acritica.uol.com.br - 06/10/2011
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio de sua Unidade Local ( Unloc) no município de Carauari (a 788 quilômetros a oeste de Manaus) está realizando cinco novos planos de manejo florestal conforme convênio firmado entre o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) e o Idam, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari no município.

O técnico florestal Ronaldo Corneiro está a frente do desenvolvimento dos planos que irão beneficiar as comunidades extrativistas da região. Segundo o técnico, a participação dos extrativistas está sendo importante no que diz respeito ao desenvolvimento da diretrizes dos Planos.

Outro fator que favoreceu a realização das atividades e a participação dos extrativistas no processo está relacionado a promoção de um curso sobre manejo florestal promovido pela Unloc no mês de julho. O curso contribuiu para que os extrativistas conhecessem os benefícios do plano de manejo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Segundo Jorge Carvalho, gerente do Idam no município, a Associação dos Trabalhadores Rurais de Carauari ( ASPROC) também estará promovendo a realização de mais três planos de manejo, parceria que contribuirá com as ações desenvolvidas pelo Idam na RDS.

Para o gerente, a aplicação dos planos de manejo é de fundamental importância para a garantia de renda e melhoria da qualidade de vida dos extrativistas, bem como representa a exploração madeireira de forma sustentável, possibilitando, desta forma, a preservação do meio ambiente.

A informação é da assessoria de imprensa do Idam.




http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Instituto-Desenvolvimento-Agropecuario-Florestal-Amazonas_0_567543344.html





Amazônia:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.