Ideflor publica aviso de licitação pública para concessão florestal na Flota Paru

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 13/12/2013
Mais de 108 mil hectares de área da Floresta Estadual do Paru, na região da Calha Norte do Pará, foram disponibilizados para concessão florestal. O aviso de licitação pública foi divulgado nesta sexta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor). O edital e seus anexos podem ser consultados no site do Ideflor (www.ideflor.pa.gov.br). A concessão florestal é uma das modalidades de gestão estabelecida pela Lei 11.284/2006, que dá o direito à empresa de explorar sustentavelmente os produtos e serviços florestais, gerando arrecadação para o Estado e municípios e trazendo benefícios para toda a sociedade.

O edital disponibiliza três Unidades de Manejo Florestal (UMF) com 41,9 mil hectares, 41,6 mil hectares e 24,9 mil hectares. "A área está localizada no município de Monte Alegre e é o segundo lote da Flota Paru disponibilizado para concessão florestal. Mais de 326 mil hectares de área da Flota já estão sob concessão florestal, como resultante da primeira licitação púbica", informou Thiago Valente, diretor geral do Ideflor. O Pará foi o primeiro estado a assinar contratos de concessão florestal no Brasil. Os primeiros contatos referem-se às Glebas Mamuru Arapiuns, na região do Baixo Amazonas.

A modalidade de concorrência será do tipo melhor técnica e preço. A entrega dos envelopes de documentação de habilitação e das propostas técnica e de preço poderá ser realizada até as 9 horas do dia 02 de abril de 2014. Nesta data também será realizada a sessão de licitação, no auditório da sede do Ideflor, em Belém.

Criada em 2006, a Flota Paru tem uma área total de mais de 3,6 milhões de hectares, abrangendo os municípios de Almeirim, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos e Prainha. A criação da unidade de conservação tem por objetivo o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, hídricos, minerais e demais recursos ambientais e gestão de reserva legal de forma compatível com a conservação da biodiversidade.

Os interessados em obter mais informações sobre a licitação podem acessar o e-mail concessaoparulote2@gmail.com e o link "Etapas do Processo de Licitação", no endereço eletrônico http://www.ideflor.pa.gov.br/area_concessao.php?id_post_concessao=3.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=66625
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Paru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.