IEF não foi ouvido sobre plano para Ilha Grande

O Globo, Rio, p.19 - 27/11/2003
IEF não foi ouvido sobre plano para Ilha Grande

Elenilce Bottari

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pelo Parque da Ilha Grande, não foi sequer ouvido sobre o projeto de transformar a área da Praia de Dois Rios (hoje de preservação integral) em zona de turismo de grande porte, com autorização para construção de resorts, hotéis, marinas, apart-hotéis e similares. A mudança consta do projeto do novo plano diretor de Angra dos Reis. Segundo o presidente do IEF, Maurício Lobo, a prefeitura não tem direito de legislar sobre solo protegido pelo estado:

- Fiquei surpreso. Eu sabia que havia estudos, mas não fomos consultados. Se realmente for aprovado, é um projeto irreal. A área fica dentro do parque, é de Mata Atlântica, reserva da biosfera e patrimônio da humanidade. Portanto, fazer um plano municipal mudando o uso do solo e entregando-o à especulação imobiliária é no mínimo leviano - afirmou Maurício Lobo.

De acordo com ele, quando foi desativado o presídio da Ilha Grande, o estado fez um convênio com a Uerj para a instalação de um centro de pesquisas na Praia de Dois Rios. Ele lembrou que existem três estudos feitos por instituições universitárias com projetos de desenvolvimento sustentável para a Ilha Grande:

- Seria importante uma parceria entre o estado e a prefeitura, mas o mote precisa ser o desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente.

O ambientalista Alexandre Guilherme de Oliveira e Silva, vice-presidente do Comitê de Defesa da Ilha Grande (Codig), afirmou ontem que, se o novo plano for aprovado, a entidade irá à Justiça contra a prefeitura de Angra.

O Globo, 27/11/2003, Rio, p. 19
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.