Ilha Grande realiza Operação João de Barro

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/05/2013
O Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, acaba de divulgar os resultados da Operação João de Barro, realizada por fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para combater construções ilegais no interior e entorno da unidade.

Realizada por terra e água, com foco nos pontos onde havia denúncias de invasão, a operação resultou na derrubada de construção ilegal e até na prisão de um invasor.

Na Ilha Bela Salsa, no município de Itaquirai (MS), uma casa, destinada a acampamento de um pescador, foi derrubada. No município de Altonia (PR), foi encontrado um invasor, portando arma de fogo de cano longo sem registro. Depois de autuado, ele foi conduzido para a Polícia Federal de Guairá (PR) por porte ilegal da arma.

As investigações realizadas pelo ICMBio desvendaram o modus operandis dos invasores: pessoas da região constróem casas dentro do parque para lazer e deixam um morador antigo da ilha, normalmente um ilhéu tradicional ou pescador profissional, tomando conta da construção.

Ao assumir a responsabilidade pela obra, os moradores acabam sendo autuados juntamente com o construtor. Desse modo, ambos respondem por crimes ambientais, além de sofrer multas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3996&Itemid=172
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.