Ilha Grande treina condutores de visitantes

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/09/2012
O Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, promove, junto com parceiros, o curso Básico de Monitores Ambientais. As aulas são dadas a estudantes ou egressos da área de meio ambiente e gestão ambiental, profissionais que atuam no trade de turismo e demais interessados pelo tema, especialmente no que se refere à unidade de conservação.

O curso, que começou no início do mês e vai até outubro, é composto por quatro módulos - Meio ambiente e Cultura, Turismo e Sustentabilidade, o Trabalho do Monitor Ambiental e Segurança e Equipamento - e tem carga horária total de 68 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas.

A aula de abertura, que enfocou História e Geografia Regional, ficou a cargo de Ana Menél, que atua como condutora de grupos e é historiadora. Em dias seguintes, um analista ambiental do ICMBio tratou dos temas referentes ao parque. Os módulos de turismo serão ministrados por professores do Curso de Turismo da Cesumar e a parte de Segurança e Primeiros Socorros estará a Cargo do Corpo de Bombeiros. Ao final, os alunos serão certificados pela Rede de Turismo Regional.

O curso será ministrado também em outros municípios do entorno do parque. A ideia é que o maior número de pessoas ligadas à condução de visitantes esteja preparado para prestar serviço de boa qualidade. A presença de guias ou condutores não é obrigatória nas visitas à unidade, mas os turistas cada vez mais procuram os guias, para enriquecer os passeios ao meio natural com informações históricas, geográficas, científicas e culturais da região.

O curso, que faz parte do ordenamento as atividades de uso público do parque, tem a parceria da Secretaria Municipal de Turismo de Guairá e o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência e apoio do Curso de Turismo do Centro Universitário de Maringá, Rede de Turismo Regional e Universidade Paranaense-Unidade Universitária Guaíra.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3327-ilha-grande-treina-condutores-de-visitantes.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.