Ilha Grande vai ganhar projeto de gestão integrada

O Globo, Rio, p. 23 - 03/10/2009
Ilha Grande vai ganhar projeto de gestão integrada
Plano inclui a identificação das ameaças e ações preventivas

Paulo Roberto Araújo
Ameaçada pela pesca e pelo turismo predatório, além da poluição provocada por esgotos e óleo de embarcações, a Baía da Ilha Grande vai ganhar na terça-feira um projeto de gestão integrada de seu ecossistema.

A iniciativa é da Secretaria Estadual do Ambiente, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O projeto, executado pelo Inea com recursos do governo do Estado e do Global Environment Facility (GEF), vai elaborar um modelo de conservação e de uso sustentável dos ecossistemas continentais, marítimos e insulares da baía.

O plano será desenvolvido através de um processo de gestão participativa no litoral Sul Fluminense. Vão participar também o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, as secretarias municipais de meio ambiente e os demais órgãos ambientais, entre os quais o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig).

O projeto inclui a identificação das principais ameaças à região e a implementação de ações preventivas e corretivas que revertam a perda da qualidade ambiental. O plano será desenvolvido em cinco anos, com investimento estimado de US$ 9,5 milhões. Os resultados integrarão um programa estratégico de longo prazo, com duração prevista de 25 anos.

O Globo, 03/10/2009, Rio, p. 23
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.