Inauguração de Base é marco na história da Flona do Amapá

CI-Brasil - www.conservacao.org - 23/04/2010
A Floresta Nacional (Flona) do Amapá, criada em 1989, a mais antiga unidade de conservação (UC) de uso sustentável do estado, ganha nesta segunda-feira, 26 de abril, uma nova Base de Apoio à Gestão, totalmente reformada e equipada. A inauguração oficial das instalações marca um novo período na história dessa área protegida situada na porção central do estado. Desde 2008, o Programa de Apoio à Implementação da Flona do Amapá, uma parceria entre Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), Conservação Internacional (CI-Brasil) e Instituto Walmart, tem investido para transformar a Flona em um modelo de gestão e uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia brasileira.

A base é um ponto importante para a gestão dessa unidade "É a garantia de um suporte para o trabalho e torna nossa presença mais efetiva na região, possibilita que a unidade possa efetivamente funcionar", afirma Suely Santos, chefa da unidade. "Para a Conservação Internacional, a inauguração da Base de Apoio representa um marco de todo o esforço de nossa instituição para a conservação e desenvolvimento sustentável do Amapá, em especial a Flona do Amapá, que é uma área estratégica, por ser uma das UCs de uso múltiplo mais antigas do estado", afirma Cesar Haag, coordenador de socioeconomia da CI-Brasil.

"O programa de apoio à Flona do Amapá visa mostrar que é possível implantar um modelo de desenvolvimento sustentável que tenha como principio básico a inclusão das comunidades e a preservação da floresta. A nova base é primeira estrutura necessária para este trabalho", diz Paulo Mindlin, diretor do Instituto Walmart.

A base também poderá ser utilizada para pesquisadores e atividades da comunidade. "Essa nova base foi um dos focos de ação do primeiro ano daparceria entre CI-Brasil, ICMBio e Instituto Walmart. Dar as condições de permanência da equipe gestora na floresta é fundamental e também porque no futuro, com o envolvimento maior da comunidade na gestão da unidade, a base será esse ponto de convergência, de referência para as ações coordenadas de gestão do desenvolvimento local", explica Adriana Franco, gerente do Programa de Desenvolvimento Local Integrado do Instituto Walmart.

Programa de Apoio a Implementação da Flona do Amapá - Desde 2008, o programa vem desenvolvendo uma série de atividades voltadas para a implantação efetiva da Flona, como oficinas de capacitação do Conselho Gestor para qualificar seus membrosno planejamento do Plano de Manejo da UC.Esse plano, que está em elaboração, é o documento que irá reger as atividades a serem desenvolvidas no local e orientar sua gestão nos próximos anos. O projeto de parceria prevê ainda o desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis por meio do incentivo à organização produtiva do uso múltiplo dos recursos naturais, buscando preços justos e mercados solidários aos produtos florestais extrativistas não madeireiros.

FLONA DO AMAPÁ - A Floresta Nacional do Amapá, criada em 1989, foi a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do estado. Tem uma área de 412 mil hectares de floresta tropical e é a quinta maior unidade de conservação do Amapá. Ocupa um importante espaço dentro dos quase 11 milhões de hectares do Corredor da Biodiversidade do Amapá, um ambicioso projeto de conservação do governo do estado que prevê a integração do manejo de UCs e Terras Indígenas que faz parte do Escudo das Guianas, o maior conjunto de áreas protegidas de florestas tropicais do mundo. A Floresta densa de terra firme é a vegetação mais predominante, com uma parcela significativa de florestas de várzea. Nos levantamentos realizados, verificou-se que em seus rios existe uma grande diversidade de peixes e crustáceos. Foram registradas no local um alto número de espécies de anfíbios, lagartos, jacarés, quelônios e serpentes, indicando que a UC possui uma das mais altas diversidades registradas na Amazônia brasileira.

http://www.conservacao.org/noticias/noticia.php?id=450
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.