Inaugurada base administrativa da Reserva Biológica do lago Piratuba

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 18/07/2011
Este domingo (17) marcou uma data importante para a Reserva Biológica do Lago do Piratuba. Foi inaugurada a base administrativa da reserva, situada no município de Cutias do Araguari/AP, toda projetada para ser uma referência na utilização de tecnologias para a região. Os recursos que viabilizaram o projeto vieram do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Iniciada em setembro de 2010, a edificação da base adota critérios que prezam pela sustentabilidade, como utilização de materiais locais e regionais; concepção de sistemas integrados em harmonia com o local de inserção; baixo impacto ambiental, entre outros. Será a primeira bioconstrução do estado do Amapá e a Reserva Ecológica do Lago Pirituba será a primeira Unidade de Conservação no país a possuir uma base administrativa com tais princípios construtivos.

A maior parte das paredes foram construídas com tecnologia superadobe ou taipa ensacada, que utiliza sacos de polipropileno preenchidos com subsolo local que são posteriormente compactados. Com baixo custo, rápida execução e fácil domínio, as edificações de superadobe são mais resistentes e reduzem os custos com refrigeração e aquecimento. Além disso, a cobertura utiliza telhas do tipo taubilha ou cavaco, com resultados térmicos satisfatórios. A parte hidráulica da obra adota o modelo seco compostável, que não utiliza água.

O tratamento da água que passará pelas torneiras, pias e tanques será feito por um projeto chamado "Fossa de Bananeiras", que deposita a água em uma câmera subterrânea isolada, digere das partículas sólidas por meio de bactérias e depois as bananeiras efetuam a drenagem. O procedimento escolhido para armazenar água da chuva foi a construção de uma cisterna de ferrocimento, que permite erguer grandes estruturas com pouco material.

Durante as obras foram realizados dois eventos de capacitação envolvendo tanto os trabalhadores da mão de obra quanto moradores do interior e entorno da Unidade. A construção ainda será utilizada para o desenvolvimento de atividades de visitação educacional, em função dos princípios construtivos adotados e do perfil de unidade demonstrativa.

Serão convidados para o evento o Governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe, o Coordenador do Programa ARPA e os representantes do Fundo Brasileiro para Biodiversidades (FUNBIO), dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e doadores do banco alemão KFW - Bankengruppe.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1662-inaugurada-base-administrativa-da-reserva-ecologica-do-lago-piratuba
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.