Inaugurada trilha de mountain bike da Flona de Brasília

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/06/2017
É o maior circuito sinalizado em unidades de conservação do País. Evento marcou 18o aniversário da floresta nacional gerida pelo ICMBio. Equipamento já pode ser usado pelos ciclistas



No sábado (10), cerca de 1.500 pessoas comemoraram o 18o aniversário da Floresta Nacional (Flona) de Brasília, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na capital federal. O evento integra a programação de 10 anos do ICMBio e também da Semana do Meio Ambiente.

As atividades foram diversificadas. Houve observação de aves, caminhada, corrida, feira de produtos naturais, hino nacional, hasteamento da bandeira pelos escoteiros, bolo, parabéns e caminhada noturna. Mas a maioria estava mesmo esperando a inauguração da trilha de mountain bike.

Com um circuito de 44 km, é a maior trilha sinalizada em unidade de conservação do país e ainda proporciona opções mais leves para os iniciantes com percursos de 5, 11, 20, 26 e 35 km.

A farmacêutica Ana Luiza Coelho, integrante do grupo Batom Bikers Brasília, avaliou a iniciativa "O fato de ter uma trilha sinalizada dá mais independência para o ciclista. Você não depende de ter uma pessoa que saiba navegar aqui muito bem para conseguir juntar um grupo de amigos e vir."

Ciclistas do grupo Trilha Estreita MTB fizeram o circuito completo. "A trilha está legal, pode melhorar alguns pontos da sinalização, mas a iniciativa é fantástica. É um pulo muito grande em vista do que era antes", disse José Luiz, servidor público.

O delegado Jonas Bessa também comentou a iniciativa. "Aqui é um lugar que tem um potencial espetacular, considerado um dos melhores lugares para mountain bike de Brasília, aprimorando mais vai ficar perfeito", afirmou.

Voluntários

A trilha foi sinalizada pelos servidores da Floresta Nacional de Brasília com o apoio do trabalho voluntário de dezenas de integrantes de clubes de ciclismo da cidade, utilizando a mesma metodologia que foi aplicada na sinalização da Trilha Transcarioca, no Rio.

A trilha já está funcionando gratuitamente, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados em que a Floresta Nacional estiver aberta à visitação. "Hoje é dia de festa e de muita alegria para nossa equipe em poder entregar essa trilha sinalizada para a sociedade de Brasília e região", afirmou Robson Filho, chefe da Flona.

A cerimônia contou com a participação da presidente do Instituto Brasília Ambiental, Jane Vilas Bôas, que ressaltou a importância do mosaico de unidades de conservação do Distrito Federal na preservação de nascentes e manutenção de reservatórios de água que abastecem a população.

O subsecretário das Cidades do DF, Marlon Costa, lembrou que as obras da ciclofaixa da EPTG, importante via de integração do Plano Piloto com as cidades, já começaram e, além de importante conquista para os ciclistas, vai faciitar o acesso à Floresta Nacional, que fica em Taguatinga.

Jovens e crianças que fazem parte do Programa Rumo ao Pódio Olímpico, do Instituto Joaquim Cruz, também participaram das comemorações realizando uma caminhada de 5km. A Sara de 7 anos estava contando os dias para ir a Flona, seu pai, João Batista, morador de Águas Lindas, fez questão de acompanhar a filha "A gente fica muito satisfeito de poder trazer os filhos para ter contato com a natureza".

O grupo de escoteiros aproveitou o aniversário da Flona, local que usam frequentemente para acampamentos, para fazer uma ação que reforça os pilares do escotismo: cuidar da natureza e ajudar o próximo. O lobinhos, crianças de 6 a 11 anos pintaram placas com frases de respeito a natureza e os escoteiros de 11 a 18 anos fizeram a instalação delas ao longo de uma trilha da Flona. Além disso eles estão construindo mesas de madeira para a área de picnic.

Próximos passos

A implementação de estrutura de visitação nas unidades de conservação federais é prioridade para o ICMBio. A sinalização da trilha de mountain bike foi apenas um primeiro passo na Floresta Nacional de Brasília. A administração já está em contato com o Grupo de Caminhada de Brasília para a construção de um percurso de 35 km para caminhada com pernoite. A ideia é usar a mesma metodologia de sinalização com o apoio de voluntários e inaugurar a trilha até setembro.

Além disso estão previstas algumas concessões de serviços como lanchonete, camping e loja de reparos e produtos para bicicletas. "Queremos a Flona cada vez melhor e cada vez mais servindo ao usuário, pois no final os espaços públicos são para isso", conclui Pedro Menezes coordenador-geral de uso público do ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8972-inaugurada-trilha-de-mountain-bike-da-flona-de-brasilia
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.