Incêndio atinge 26% da Chapada dos Veadeiros

FSP, Cotidiano, p. B7 - 25/10/2017
Incêndio atinge 26% da Chapada dos Veadeiros

MARTHA ALVES
DE SÃO PAULO

O incêndio que atingiu a Chapada dos Veadeiros, na região de Alto do Paraíso de Goiás (GO), é considerado o pior da história do parque desde a sua ampliação, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Na última nota divulgada pelo instituto, às 17h desta terça (24), 64 mil hectares haviam sido afetados pelas chamas -o equivalente a 26% da unidade de conservação federal.
O fogo começou na última quarta-feira (18) na rodovia GO-118 e se alastrou rapidamente em áreas dentro e fora do parque, que possui uma área de mais de 240 mil hectares. O local está fechado para visitação.
Segundo o Instituto ICMBio, o acúmulo de vegetação seca, a falta de chuva, os ventos fortes e a alta temperatura têm contribuído para a expansão do fogo. Nesta segunda-feira (23), o agravamento do incêndio na região levou a prefeitura de Alto do Paraíso de Goiás a decretar situação de emergência.
O trabalho de combate ao incêndio envolve mais de 200 pessoas dos Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, policiais rodoviários federais, brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), além de voluntários.
As equipes têm apoio de quatro aviões-tanque que lançam água sobre as chamas, três helicópteros e equipamentos turbo sopradores para combater o fogo. As principais frentes de combate estão localizadas próximo as estruturas administrativas do parque, no Córrego dos Ingleses, e no Jardim Maytreia, um importante ponto turístico da região.
Segundo o Instituto ICMBio, o incêndio no parque causa danos à saúde da população e prejuízos ao turismo e donos de propriedades rurais da região atingidas pelo fogo.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 com 625 mil hectares de área protegida, à época com o nome de Parque Nacional do Tocantins.
Ao longo dos anos, a reserva teve seus limites reduzidos até chegar em 65 mil hectares, em 1981. Em junho deste ano, o parque foi ampliado para 240 mil hectares.

FSP, 25/10/2017, Cotidiano, p. B7

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1929669-chapada-dos-veadeiros-go-tem-pior-incendio-desde-a-ampliacao-do-parque.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.