Incêndio atinge cerca de 5km de vegetação no Parque Nacional do Jaú, Novo Airão (AM)

A Crítica - 16/01/2016
Incêndio teria iniciado a partir de pequenas churrasqueiras feitas por moradores, segundo Defesa Civil. Diversos animais silvestres não resistiram às chamas

Um incêndio de grandes proporções já atingiu uma área de 5km de vegetação do Parque Nacional do Jaú, localizado no município de Novo Airão (a 180 quilômetros de Manaus). O parque, que é uma das maiores reservas florestais do Brasil, fica a 2h30 de distância da cidade de Novo Airão.

De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil de Novo Airão, Márcio Cavalcante, o incêndio teria sido causado a partir de moradores do local, que constroem pequenas fogueiras para preparar seus alimentos diários.

"Não conseguimos identificar o ponto de princípio do incêndio, mas provavelmente pode ter sido causado por pequenas churrasqueiras construídas por moradores locais ao fazer seus alimentos", afirma.

O coordenador informou que 14 brigadistas do Corpo de Bombeiros estão atuando no combate ao incêndio, juntamente com quatro agentes da Defesa Civil de Novo Airão. "Ontem passamos o dia inteiro no combate. Hoje, 18 homens estão no local. Provavelmente segunda-feira, no máximo, estamos confinando o incêndio", informou.

O coordenador informou ainda que diversos animais silvestres não resistiram ao incêndio florestal e foram vítimas das chamas, entre cobras, quelônios, jacarés e tamanduás.



Íntegra da notícia: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Incendio-Parque-Nacional-Airao-AM_0_1505249461.html
Amazônia:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.