Incêndio atinge Chapada dos Veadeiros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/11/2015
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que devido ao incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a visitação à unidade de conservação (UC) fica suspensa até o próximo domingo (15/11), quando uma nova avaliação da situação será feita. Esta medida visa preservar a segurança dos visitantes.

Os focos do incêndio que atingiram até hoje cerca de 11.500 hectares foram causados por raios que atingiram área próxima aos limites do Parque, na noite do último sábado (07/11). Com o ar seco, dias quentes e sem chuva, o fogo se alastrou rapidamente para o interior da UC e para a área de visitação.

Uma equipe de 72 pessoas entre brigadistas do ICMBio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e brigadistas voluntários está atuando no combate ao incêndio. Além disso, o Parque conta com o apoio da brigada voluntária de Alto Paraíso, de membros do Conselho de Meio Ambiente de Alto Paraíso (Condema) e do Conselho do Parque (Conparque).

A partir de hoje (13/11), o Parque contará com o auxílio de duas aeronaves (Air Tractor) para jogar água nas áreas de incêndio e de um helicóptero, contratado pelo Ibama, para o deslocamento dos brigadistas até locais de difícil acesso, por causa do relevo acidentado da região. Se não chover, o combate ao fogo deverá continuar por mais 4 dias.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7344-nota-do-icmbio-incendio-na-chapada-dos-veadeiros-2.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.