Incêndio atinge parque ecológico no Lago Sul, em Brasília

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/09/2015
Área de preservação ambiental fica na QI 23 da região.
Fumaça encobriu pista e atrapalhou visibilidade de motoristas.


Um incêndio atingiu o parque ecológico da QI 23 do Lago Sul, em Brasília, no final da manhã desta quinta-feira (10). Por volta das 12h30, uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou ao local para combater as chamas.

A fumaça gerada pelo incêndio encobriu a pista que fica na margem da área de preservação. Motoristas que passavam pela via tiveram a visibilidade reduzida pela fumaça preta.

Além do parque ecológico, o local possui um setor de chácaras. Moradores da região afirmaram ao G1 sentir dificuldade para respirar por causa da fumaça. Eles afirmaram que as chamas se espalharam por cerca de uma hora até a chegada dos bombeiros.

Entre janeiro e 1o de setembro, incêndios florestais que atingiram o Distrito Federal consumiram 6.285 mil hectares de terras, o equivalente a 18,9% da área total de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que possui 33,1 mil hectares.

A área queimada também corresponde a 14,7% do Parque Nacional de Brasília, que possui 42,3 mil hectares. Ao todo, o DF teve 2.661 incêndios florestais durante o período, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de seca vai de maio a setembro, mas a situação tende a ser mais preocupante entre junho e agosto, quando quase não há registros de chuva. Nesta segunda (7), após 101 dias, foram registrados pontos isolados de chuva nas Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Sobradinho e Planaltina.

Na última semana, o DF registrou temperaturas recordes e a Defesa Civil chegou a declarar estado de alerta quando a umidade relativa do ar caiu para 17%. A situação ocorre quando a umidade é inferior a 20% em um período de três dias.



http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/09/incendio-atinge-parque-ecologico-no-lago-sul-em-brasilia.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.