Incêndio consome vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó

R7 - http://noticias.r7.com - 10/10/2012
Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado na região central de Minas. As chamas atingem a vegetação do parque desde o último sábado (6). O tempo quente, a baixa umidade relativa do ar e os fortes ventos atrapalham bombeiros e brigadistas que combatem o fogo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 18 brigadistas e oito militares participam da operação, além de duas viaturas e um helicóptero. Segundo o chefe do parque e analista ambiental, Fábio Velloso, ainda trabalham no combate às chamas 35 brigadistas do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de 15 voluntários.

A área do incêndio não foi precisada, pois segundo Velloso não existe condição adequada de visibilidade, o que dificulta esta estimativa, mas acredita-se que cerca de 5.000 hectares de vegetação já tenham sido consumidos pelo fogo.

Por medida de segurança, o parque está fechado desde a segunda-feira (8) para o combate ao fogo. Ainda não foi definido se ele irá funcionar no feriado de 12 de outubro.



http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/incendio-consome-vegetacao-do-parque-nacional-da-serra-do-cipo-20121010.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.