Incêndio destrói 30 hectares de mata no Pará

G1 - 20/08/2007
Um incêndio já destruiu cerca de 30 hectares da Floresta Nacional de Carajás, no Sudeste do Pará, nesta segunda-feira (20/08). O fogo começou na quinta-feira passada (16), entre a Ferrovia de Carajás, da Companhia Vale do Rio Doce, e a área de proteção ambiental chamada Igarapé Gelado.

As chamas consomem a vegetação abaixo da copa das árvores. O clima quente, a baixa umidade e o vento forte na região dificultam o trabalho dos 50 homens que tentam apagar os focos de incêndio. Segundo Frederico Dumont, o principal foco de incêndio já foi identificado, mas a causa ainda não foi determinada.

Uma das equipes desceu de rapel e abriu uma clareira no meio da floresta, onde foi montada a base dos bombeiros. A região é montanhosa e de difícil acesso.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Igarapé Gelado
  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.