Incêndio em parque florestal do Rio deve ser controlado ainda hoje

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br - 31/08/2010
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, disse que a expectativa é que seja controlado ainda hoje (31) o incêndio florestal no Parque Estadual dos Três Picos. Além disso, a expectativa é que a ocorrência de incêndios diminua nos próximos meses.

"O helicóptero trouxe as nossas equipes de combate hoje cedo para trabalhar em pontos estratégicos. Nesta semana, ainda temos a perspectiva de uma umidade relativa do ar baixa, portanto a situação exige muita cautela. À medida que o mês de setembro for transcorrendo, a tendência é que comecem as primeiras chuvas e com isso a gente tenha uma situação menos séria com respeito ao risco dos incêndios florestais", afirmou Ilha.

A área está em chamas desde domingo (29). Além dos 25 agentes-parques e dos funcionários do Inea, o Corpo de Bombeiros tem auxiliado no combate ao fogo. As primeiras estimativas são de que o fogo consumiu cerca de 20 mil metros quadrados de vegetação na localidade conhecida como Torres de Bonsucesso, em Teresópolis, na região serrana do estado.

O incêndio no Parque Estadual dos Três Picos será investigado pela polícia, pois, segundo o Inea, moradores da região informaram ter testemunhado o início do fogo, que teria sido provocado por um grupo de adolescentes. Os responsáveis podem ser enquadrados na lei de crimes ambientais, que prevê pena de dois a quatro anos de reclusão, além de multa, para quem incendeia mata ou floresta.

"Temos muitos focos de incêndio em todo o estado, com ênfase na região serrana, principalmente em Friburgo e Teresópolis. Há indícios de que alguns desses incêndios tenham origem criminosa, outros foram causados claramente por descuido de pessoas, mas todos provocam grandes danos na vegetação da Mata Atlântica. Há focos em pontos diferenciados que estão sendo combatidos na medida do possível pelas equipes de grupamento de incêndios dos bombeiros de cada cidade", concluiu.

Outros focos de incêndio foram registrados e combatidos pelos agentes do Inea na Reserva Biológica de Araras, em Petrópolis, e no Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio, na Serra da Barata, durante o último fim de semana.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1032189
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pedra Branca (PES)
  • UC Araras (REBIO)
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.