Incêndio em Parque Nacional em MT está controlado, diz ICMBio

Cenário MT - http://www.cenariomt.com.br/ - 06/08/2016
Chamas atingiram o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.Apesar do fogo estar controlado, visita ao Véu de Noiva continua suspensa.


O incêndio florestal que atingia o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães desde o dia 31 de julho foi controlado, informou neste sábado (6) o Instituto Chico Mendes, que administra a área. Segundo o ICMBio, não há mais sinal de fumaça no perímetro e nem dentro da área impactada pelas chamas. Entretanto, os trabalhos de vigilância para combater novos focos continuam.

Levantamento preliminar do Instituto Chico Mendes aponta que foram atingidos, desde o dia 23 de julho, aproximadamente 1.830 hectares do parque.

Brigadas do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e da Estação Ecológica de Taiamã estão na região para apoiar no combate, além do Corpo de Bombeiros do estado.

Segundo o ICMBio, apesar das chamas estarem controladas, a visitação à cachoeira Véu de Noiva, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, permanecerá suspensa enquanto as equipes externas estiverem alojadas no local

A medida é considerada de segurança para os visitantes, porque os trabalhos de combate a incêndio envolvem maquinário pesado. O fechamento também deverá permanecer para que sejam feitos reparos na infraestrutura atingida pelas chamas.

Os demais atrativos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães permanecem abertos à visitação, inclusive a Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha.

Outro incêndio
No começo da noite de sexta-feira ocorreu mais um incêndio, na margem direita do córrego Paciência, nas chácaras ao longo da MT-251. A localidade é uma área de proteção ambiental estadual de Chapada dos Guimarães, fora do Parque Nacional.

Na manhã deste sábado (6), duas equipes do ICMBio foram combater as chamas. O incêndio foi controlado em duas horas e, durante a manhã, os brigadistas ficaram no local de forma preventiva. Aproximadamente 18 hectares foram queimados.



http://www.cenariomt.com.br/noticia/540245/incendio-em-parque-nacional-em-mt-esta-controlado-diz-icmbio.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.