Incêndio na Serra que atingiu 5.150 hectares é controlado

O Globo, Rio, p. 15 - 21/10/2014
Incêndio na Serra que atingiu 5.150 hectares é controlado

PETRÓPOLIS - Os prejuízos ambientais causados pelos incêndios florestais na Região Serrana nos últimos 14 dias são maiores do que se imaginava. Balanço divulgado na tarde desta segunda-feira pelo comando do Corpo de Bombeiros na Região Serrana revela que 5.150 hectares de mata foram atingidos - o que corresponde a 5.150 campos de futebol ou a uma área superior à da Floresta da Tijuca, que tem 3.953 hectares. Cerca de um terço do total atingido (1.550 hectares) está dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma unidade de conservação federal, onde o fogo ameaçou espécies em risco de extinção.
A chuva que chegou à região na noite de domingo ajudou a controlar as chamas. Os dois últimos focos de incêndio que permaneciam na manhã desta segunda-feira, em Itaipava, foram extintos à tarde. O comandante da corporação na Região Serrana, coronel Roberto Robadey Júnior, disse que foi o maior incêndio florestal em que atuou em 30 anos de profissão:
- Tivemos necessidade de montar uma verdadeira operação de guerra. Também foi a ação em que tivemos melhor estrutura, com homens, viaturas e equipamentos. Foi isso que impediu que o fogo chegasse às residências, principalmente nos distritos e nas áreas rurais de Petrópolis - disse.
O chefe da Reserva Biológica de Araras, Ricardo Ganem, que atuou no combate ao fogo todos os dias em Petrópolis, também disse nunca ter visto um incêndio desse porte na Serra. Segundo ele, serão necessários 20 anos para que a mata chegue a um estágio médio de recomposição. Nos campos de altitude (pontos mais elevados) do parque, diz Ganem, a recuperação pode levar 30 anos. Segundo ele, nenhum incêndio foi caso de combustão espontânea; todos foram provocados - intencionalmente ou não.
'A topografia, o relevo, o clima muito seco e a baixa umidade do ar dificultaram o combate ao fogo'
- Ricardo GanemChefe da Reserva de Araras
- Foi montada uma operação sem precedentes para o combate, mas a topografia, o relevo, o clima muito seco e a baixa umidade do ar dificultaram o combate - disse.
A operação contra os incêndios, iniciada no dia 12, chegou a mobilizar 600 bombeiros.
Cálculo feito pelo GLOBO mostra que, em oito dias de combate, o custo apenas com o voo de helicópteros pode chegar a R$ 1 milhão. O valor tem como base um relatório do Corpo de Bombeiros do ano passado, mostrando que uma hora de voo custa R$ 2.400. Foram usados de quatro a sete helicópteros, que operavam, em média, dez horas por dia. O custo exato da operação está sendo calculado pelos bombeiros.

O Globo, 21/10/2014, Rio, p. 15

http://oglobo.globo.com/rio/incendio-que-atingiu-5150-hectares-na-regiao-serrana-foi-controlado-confirmam-bombeiros-14300023
Mata Atlântica:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.