Incêndio raro atinge reserva tropical

O Globo - 18/11/2002
Um tipo de incêndio raro e difícil de ser combatido atingiu parte da floresta tropical da reserva biológica do Lago de Piratuba, no leste do Amapá. Uma linha de 20 quilômetros de fogo de turfa, que queima o subsolo, está destruindo a fauna e a flora da área atingida. Brigadas de combate ao incêndio do Ibama estão tentando evitar que o desastre se alastre pela floresta.

Segundo o Ibama, o incêndio foi criminoso. Uma perícia vai investigar ainda esta semana os possíveis responsáveis. O fazendeiro Aloysio Gomes, suspeito de incendiar uma área próxima à reserva, deverá ser autuado e multado.

- A turfa é como um rastilho de pólvora - afirmou o engenheiro Celso Luiz Ambrósio, do Ibama.

A turfa, material orgânico em decomposição que se acumula no subsolo, é altamente combustível. O incêndio subterrâneo é mais nocivo por queimar as árvores pela raiz, sem lhes dar chances de regeneração. A reserva ocupa uma área de 400 mil hectares e fica a 150 quilômetros de Macapá.
(Evandro Éboli-O Globo-Rio de Janeiro-RJ-18/11/02)
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.