Incêndio volta a ameaçar APA do Araripe

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com - 17/08/2010
Um incêndio foi registrado, ontem à tarde, no pé da serra do Crato, Área de Proteção Ambiental (APA-Araripe), a menos de um quilômetro da Floresta Nacional do Araripe (Flona). Esse é o terceiro foco de fogo registrado, na mesma área, em menos de 20 dias.

O Corpo de Bombeiros ainda chegou a tempo de isolar uma área residencial que estava sendo ameaçada pelo fogo. De acordo com levantamento feito pelos proprietários da área, foram destruídos mais de três hectares. Além do mato rasteiro, pegaram fogo seculares palmeiras, árvores típicas do pé da serra.

Capim

Ainda não são conhecidas as causas do fogo. "Nesta época do ano, o capim plantado no pé da serra se transforma num verdadeiro ´barril de pólvora´. Uma ponta de cigarro é suficiente para gerar um grande incêndio", adverte a chefe da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Figueiredo, acrescentando que foram mobilizados 21 brigadistas contratados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o objetivo de debelar inventais focos de fogo.

Para Verônica, os incêndios que estão ocorrendo no pé da serra são um sinal de alerta. Neste ano, segundo a chefe da Flona, o risco é muito maior em razão da falta de chuvas e dos fortes ventos. O chefe do escritório do Instituto Chico Mendes, William Brito, diz que área devastada pelo fogo é dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e do bem-estar das populações humanas.

Além disso, tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

"Com certeza, este incêndio causa grandes prejuízos à flora e à fauna, bem como às nascentes que jorram do pé da serra". Ao fazer essa observação, Brito pede a colaboração da comunidade, principalmente dos moradores da área, para evitar novos registros de incêndio.

Flona

Situada numa região onde as condições de clima e solo predispõem a desertificações; onde a redução da área de cobertura vegetal nativa, entre 1984 e 1990, atingiu 274.950 Km; e num Estado onde a área antropizada atinge 84%, a Flona tem uma importância relevante na manutenção dos equilíbrios hidrológico, climático, ecológico e edáfico do complexo sedimentar do Araripe.

Sobre o aspecto so-cioeconômico, a Floresta Nacional do Araripe cumpre um importante papel, fornecendo alimento, energia e plantas medicinais, além de atrair muitos turistas anualmente.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=833366
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.