Incêndios ameaçam áreas de conservação e aldeia

Campo Grande News - 22/08/2005
O tempo seco e as queimadas colocou em alerta vermelho bombeiros e autoridades ambientais. Duas áreas onde há ocorrência grave de fogo são de conservação permanente, regiões ricas em recursos naturais e protegidas pela União. Em Caarapó, casas em uma reserva indígena também foram destruídas.
A situação é crítica no Parna da Ilha Grande, onde o fogo já devastou pelo menos mil hectares de uma pastagem alagável típica de cerrado.
Homens do Ibama e bombeiros de MS e do PR trabalham para tentar conter as chamas na ilha Bandeirantes, que fica no rio Paraná, entre os municípios de Naviraí e Icaraíma.
"Ainda não temos uma causa determinada sobre o incêndio, mas acreditamos que ele tenha sido provocado pelo homem, pois não houve nenhum raio.
O incêndio está fora de controle. Os bombeiros tentaram conter o fogo na altura de uma estrada que corta a ilha, mas as labaredas atravessaram e continuaram espalhando as chamas na área.
É o segundo incêndio no parque nacional esta semana. No sábado, um incêndio destruiu pelo menos 100 hectares dos 500 de mata da ilha Ivaí.
O Parna da Ilha Grande foi criado para proteger o ecossistema de matas e cerrado em 186 ilhas do rio Paraná, entre os dois estados. Ao todo, tem uma área de 78 mil hectares.
Várzeas do Ivinhema - Imagens de satélite do Inpe apontaram a existência de focos de calor - possíveis incêndios- no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema. As imagens do Inpe deixaram o corpo de bombeiros de Naviraí de prontidão, mas a administração do parque ainda não havia confirmado se as imagens se referiam de fato a focos de incêndio. Em agosto de 2002, um incêndio atingiu 22 mil hectares do parque.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Rio Ivinhema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.