Incêndios batem recorde no Rio

OESP, Cidades, p. C8 - 29/07/2006
Incêndios batem recorde no Rio
Índice é o maior desde que bombeiros fazem levantamento

A seca causa diversos focos de incêndio em todo o País. O número de focos de incêndios florestais no Rio é o maior em 12 anos. Somente neste mês, foram registrados 1.580 focos. Sete mil desde o início do ano. No ano passado, houve 5.230 incêndios em florestas.

Ontem, o Corpo de Bombeiros precisou mobilizar 3 mil homens para apagar focos de incêndio em vegetação em pelo menos 86 pontos do Estado. A situação mais preocupante era no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde havia fogo em três pontos diferentes no entorno da área de conservação. As chamas destruíram cerca de 70 hectares, o equivalente a 70 campos de futebol. Somente ali, 200 bombeiros trabalharam durante todo o dia. Um avião lançou 46.500 litros d'água sobre os focos, para ajudar a conter o fogo, mas até o fim da tarde o incêndio não estava controlado.

Em Minas, bombeiros, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) tentavam debelar chamas que castigam duas reservas ambientais. No Parque Estadual Serra do Papagaio, no município de Baependi, no sul do Estado, o incêndio já dura cinco dias. Já no Parque dos Sete Espelhos, na região do Vale do Rio Doce, leste de Minas, o incêndio começou na tarde de ontem.

Mas, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, hoje vai chover forte no Norte, e há possibilidade de nevar nas serras gaúcha e catarinense.

No Paraná, as chuvas de ontem não foram suficientes para aliviar o problema de abastecimento. A Companhia de Saneamento começou a usar águas represadas em cavas nos arredores de Curitiba.

OESP, 29/07/2006, Cidades, p. C8
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra do Papagaio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.