Incêndios destroem parte de reserva ambiental no Amapá

G1 - http://g1.globo.com - 10/11/2012
A Reserva Biológica do Lago Piratuba, na região leste do Amapá, está ameaçada por incêndios que atingem a região há 20 dias. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), do Governo Federal, o incêndio seria criminoso.

Os grupos de combate ao fogo identificaram 54 focos de incêndio, e até agora já foi destruída uma área de 6 mil hectares.

"Teve um primeiro incêndio que começou há 20 dias provocado por um pescador, incêndio criminoso, intencional, provavelmente em retaliação ao trabalho de fiscalização. Enquanto a gente se preparava pra combater esse incêndio, um vaqueiro provocou outro incêndio em uma outra área exatamente pra expandir área de pastagem", diz Iranildo Coutinho, analista ambiental do ICM-Bio.

Os brigadistas só conseguem chegar até a área de helicóptero. O veículo também é usado para despejar água sobre as colunas de fumaça. Por terra, bombeiros e voluntários também abrem trincheiras para conter o avanço das chamas.

Dependendo do terreno, as equipes precisam cavar valas de até 1,5 metro de profundidade, para retirar toda a vegetação que corre por baixo da terra, chamada de turfa. Essa turfa faz com que as chamas se alastrem, logo a retirada dela contém o avanço do fogo.

A Reserva Biológica do Lago Piratuba abriga diversas espécies de peixes, e é local de desova de tartarugas. Os mangues são usados por aves migratórias.

"Vai ficar queimando mesmo que a gente faça o perímetro todo do fogo com as trincheiras. Ele vai continuar queimando porque tem muita turfa pra queimar ainda. Então só deve parar a partir de janeiro quando começarem as chuvas", conta o analista ambiental.



http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/suriname-resgata-105-animais-selvagens-criados-irregularmente.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.