Incêndios destroem seis mil hectares de vegetação de Ilha Grande, no PR

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/01/2015
Um incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, desde domingo (25), queimou aproximadamente 1.500 hectares de vegetação. Boa parte das chamas já foi extinta nesta quarta-feira (28), porém os brigadistas ainda trabalham na região atingida pela incêndio. Esse já é o quarto incêndio registrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no mês de janeiro.

As equipes estão trabalhando em uma área que fica perto de Altônia. "O local fica em uma área de várzea, perto de um banhado. Essa área é de díficil acesso e, por isso, demoramos para extinguir as chamas", detalha o analista ambiental do Parque de Ilha Grande, Tércio Abel.

O Instituto estima que uma área de 4.800 hectares tenha sido queimada apenas nos dois primeiros incêndios deste ano. O parque ainda não contabilizou a área atingida pelo terceiro incêndio. Mesmo assim, já se sabe que 6.300 hectares foram destruídos pelo fogo.

A extensão de área destruída é preocupante. Conforme o ICMBio, nos últimos anos a quantidade de incêndios estava diminuindo gradualmente. "Há três anos não se registrava tantas áreas queimadas no mês de janeiro como este ano. Normalmente, os meses mais preocupantes são março, julho, agosto e setembro", destaca o analista ambiental.

Uma das explicações para esse aumento se deve principalmente a estiagem. "Está chovendo menos do que o esperado para essa época do ano. Chove em todas as regiões do estado, menos onde o parque está localizado, na divisa com o Mato Grosso do Sul", explica. "A vegetação fica muita seca e leve, facilitando o aparecimento de focos de incêndio", acrescenta.

Ajuda voluntária

Moradores de cidades localizadas ao redor do parque e que tenham interesse em ajudar as equipes de brigadistas, podem se cadastrar como voluntários. O cadastro deve ser feito diretamente no Parque.

Além disso, o ICMBio pede para a população informar qualquer movimentação suspeita de pessoas em áreas onde já foram registrados incêndios.



http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/01/incendios-destroem-seis-mil-hectares-de-vegetacao-de-ilha-grande-no-pr.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.