Incêndios Florestais nas nascentes do rio Cuiabá perduram há mais de 15 dias

Midia News - http://www.midianews.com.br/ - 15/09/2017
São 19 bombeiros militares e 8 funcionários das fazendas vizinhas atuando no combate



Os trabalhos de combate ao incêndio florestal no Parque Estadual Águas de Cuiabá e na Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Cuiabá então concentrados nesta sexta (15/09) na frente que adentrou o parque.

O combate tem sido feito combinando a atuação da equipe terrestre e o combate aéreo por meio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM). Os bombeiros em terra usaram mochilas costais e abafadores para extinguir o fogo.

A área é de difícil acesso por ser geograficamente acidentada. Hoje uma Guarnição de Combate a Incêndios Florestais já desceu a serra, ao nascer do sol, combatendo diretamente os focos.

São 19 bombeiros militares e 8 funcionários das fazendas vizinhas atuando no combate. Em duas semanas foram atingidos 32 mil hectares aproximadamente. Dentro da Unidade de Conservação Estadual foram queimados 2.100 ha. Quem comanda a operação é o Tenente Coronel BM Gledson Bezerra.

Os focos de incêndio em Unidades de Conservação (federais e estaduais) somam apenas 3,31% dos focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os focos em áreas privadas representam 66,81% do total. As terras indígenas são a segunda tipificação de território em quantidade de focos (20%), seguida dos projetos de assentamento (7,45%).

Os dados estão contidos no Boletim Informativo número 20 do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Logística empregada:

01 Aeronave Air Tractor 802F
01 Auto Bomba Tanque Florestal - ABTF
04 Auto Rápido Florestal
02 Caminhões Pipa (60mil litros)
01 Trator com grade



http://midianews.com.br/cotidiano/incendios-florestais-nas-nascentes-do-rio-cuiaba-perduram-ha-mais-de-15-dias/306812
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cabeceiras do Rio Cuiabá
  • UC Águas do Cuiabá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.