Índios ocupam terras do Parque Nacional

Diário de Pernambuco-Recife-PE - 30/10/2003
Índios pataxós que reivindicam assentamento dentro do Parque Nacional do Descobrimento, no município de Prado, a 812 quilômetros da capital baiana, ocuparam ontem a sede provisória do parque e se apossaram de uma viatura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que administra o local. São cerca de trinta famílias de pataxós que dizem terem sido expulsas da área, de 21.129 hectares, na década de 70, pela madeireira Brasil-Holanda.

Desde maio os índios pataxós tentam se instalar no local, mas são impedidos por ações de reintegração de posse impetradas na Justiça pelo Ibama. O Governo federal comprou a área, que pertencia à madeireira, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento, para criar o Parque Nacional e preservar remanescentes da mata atlântica na região.

Conforme os técnicos do Ibama, nos 21 mil hectares do parque há várias espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, como as onças pintada, parda e negra. Também há madeira de lei, como o jacarandá. Os índios disseram ontem a funcionários do Ibama que vão desocupar a sede, mas pretendem ficar com o veículo enquanto a questão da posse da terra não for resolvida.

A antropóloga baiana Maria do Rosário esta fazendo, a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), um estudo fundiário na região para determinar quem tem direito às terras em Prado e no entorno do vizinho Monte Pascoal, onde outro grupo de índios pataxós da localidade de Coroa Vermelha invadiu várias fazendas. A conclusão do trabalho está previsto para o final do ano.
PIB:Leste

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  • TI Comexatiba (Cahy-Pequi)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.