Índios são presos por garimpo na Estação Ecológica de Maracá em RR

G1 - http://g1.globo.com - 07/04/2013
Ao todo, seis pessoas foram presas e levadas para o sistema prisional.
Unidade Federal de Proteção Ambiental é formada por arquipélago fluvial.


Seis pessoas, dentre elas quatro indíos Yanomami com idades entre 20 e 44 anos, foram presas em flagrante durante ação de combate ao garimpo na Estação Ecológica de Maracá (ESEC Maracá), localizada no médio rio Uraricoera, entre os municípios de Alto Alegre e Amajarí. O grupo foi encaminhado neste domingo (7) para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo depois de serem ouvidos na sede da Polícia Federal (PF).

Distante aproximadamente 135 quilômetros de Boa Vista, a ESEC Maracá está inserida no Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) desde 2005. A unidade de proteção ambiental possui área total de 103.976,48 hectares é formada por um arquipélago fluvial com mais de duzentas ilhas e ilhotas.

A ação conjunta entre PF, Comando de Policiamento do Interior (CPI), por meio da Companhia Indepentente de Policiamento Ambiental (Cipa) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão das unidades de conservação federais, teve início na sexta-feira (5).

Segundo informações do comandante da Cipa, major Charles Matos, pelo menos trinta pessoas foram encontradas garimpando na calha do rio Uraricoera, dentro da ESEC Maracá. Com a chegada da polícia alguns fugiram.

Com os suspeitos, foram apreendidas 50 gramas de cocaína, arma de fogo, munição, combustível, motores de polpa e materiais de garimpo. O material foi trazido para Boa Vista em três caminhonetes e entregues na PF.

O comando do CPI, tenente-coronel Egberto Lima, informou que ações conjuntas de combate a crimes ambientais entre órgãos estaduais e federais tem sido constantes. "Essa parceria tem sido importante, pois podemos ter maior amplitude de ação e não só efetuar a prisão de brancos, como apreender indígenas que estejam contribuindo para a degradação do meio ambiente", destaca.


http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/04/indios-sao-presos-por-garimpo-na-estacao-ecologica-de-macara-em-rr.html
PIB:Roraima/Lavrado

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.