Inea faz consulta para criação do Parque da Pedra Selada

Diário do Vale - http://diariodovale.uol.com.br - 01/12/2011
A Câmara Municipal sedia na próxima quarta-feira (7), às 19h, uma discussão sobre a criação do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS). A consulta pública está sendo promovida por representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA).

A área na qual se propõe a criação do PEPS encontra-se inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, unidade de conservação federal, dentro da qual também está situado o Parque Nacional de Itatiaia, primeiro parque brasileiro.

Em sua proposta inicial, o PEPS possui cerca de 7.500 hectares, com destaque para o Pico da Pedra Selada, de 1.755 metros de altitude, que poderia ser considerado um verdadeiro marco natural da região. Quase toda a área objeto da proposta encontra-se no município de Resende, com uma pequena parte, apenas 5%, pertencendo ao município de Itatiaia.

A Serra da Mantiqueira possui também importantes remanescentes de matas e campos de altitude típicos da Mata Atlântica, que protegem as nascentes que abastecem as principais bacias hidrográficas da Região Sudeste - as dos rios Paraná e Paraíba do Sul. Apesar de ser uma região ocupada há vários séculos, com impactos que provocaram mudanças significativas na sua paisagem original, ela ainda apresenta ecossistemas de grande riqueza biológica, que abrigam muitas espécies gravemente ameaçadas da fauna e flora nativas.

Com o PEPS, segundo o Inea, o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende garantir, por um lado, a preservação de um patrimônio natural de incalculável valor e, por outro, reforçar a principal vocação econômica da região que é o turismo, pois o futuro parque possui atrativos para caminhadas, escaladas e banhos de rio, em uma cadeia montanhosa que é considerada Patrimônio da Humanidade.



http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,49712,Inea%20faz%20consulta%20para%20criacao%20do%20Parque%20da%20Pedra%20Selada.html#axzz1fOBTuUr0
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.