Iniciativa privada adotará mais dois parques estaduais

O Globo, Rio, p. 22 - 01/11/2008
Iniciativa privada adotará mais dois parques estaduais
Desengano e Três Picos serão as áreas beneficiadas

Paulo Roberto Araújo

O Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, e o Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, serão os próximos parques adotados pela iniciativa privada. Segundo o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), André Ilha, a iniciativa da mineradora Vale de adotar o Parque Estadual da Ilha Grande vai estimular outras empresas a adotarem áreas de preservação ambiental.

A adoção do Parque da Ilha Grande foi antecipada anteontem pelo GLOBO e anunciada ontem, no Rio, pelo presidente da Vale, Roger Agnelli. Na semana que vem, será assinado o termo de adoção. Como presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande, Agnelli vai entregar ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Ilha Grande. A cerimônia estava marcada para hoje na Vila do Abraão, mas foi adiada por causa do mau tempo.

- A sede da Vale é no Rio. A Ilha Grande é um paraíso ecológico. Nada mais natural do que a Vale adotar a ilha e transformá-la em um projeto turístico sustentável. Esse é o nosso objetivo: juntar ecoturismo e preservação - afirmou Agnelli.

Área preservada na ilha chega a 81%
Com 12 mil hectares, o parque abrange todas as áreas acima de cem metros da Ilha Grande e, em alguns pontos, desce até o litoral, como nas praias de Lopes Mendes, Parnaioca e Santo Antonio, cobrindo mais de 60% da sua superfície. É parte de um conjunto de unidades de conservação que, reunidas, somam 81% da ilha. O PDS vai unir o poder público, as comunidades da ilha e a iniciativa privada na execução de projetos para o desenvolvimento sustentável da Ilha Grande:
- O plano foi construído pela comunidade e o compromisso do município é torná-lo o plano de governo para a Ilha Grande - disse o prefeito de Angra, Fernando Jordão, fundador e integrante do Consig.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que uma das suas primeiras ações quando assumiu a Secretaria de Ambiente do estado foi ampliar o Parque da Ilha Grande:
- A Ilha Grande é uma pérola. A adoção é importante porque é compulsória. Como ministro, adotei o seguinte procedimento: para cada licenciamento ambiental do setor energético, como no caso da Usina de Santo Antônio, a empresa tem que adotar uma unidade de conservação.

O presidente da Feema, Axel Grael, não tem dúvidas de que, com a adoção e o PDS, o parque será um modelo nacional de conservação ambiental:
- Estamos direcionando para a Ilha Grande boa parte dos investimentos que vêm de compensações ambientais.

O Globo, 01/11/2008, Rio, p. 22
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Desengano (PES)
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.