Inpa devolve dois peixes-bois à natureza

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 01/04/2009
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) promoverá no próximo sábado (4) a reintrodução de dois peixes-bois à natureza. Os animais eram mantidos em cativeiro há mais de dez anos. A soltura dos mamíferos será realizada no rio Cueiras, nas proximidades do Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas.

De acordo com informações do veterinário Anselmo d´Affonseca, um dos coordenadores das pesquisas com o mamífero, no Inpa, os dois peixes-bois são considerados quase adultos. Além de serem monitorados por rádio transmissor, os peixes serão acompanhados diariamente por uma equipe de veterinários. O objetivo é estudar a reação dos peixes-bois em liberdade.

No ano passado, o Inpa devolveu dois animais à natureza. Um deles morreu e o outro apesar de ter soltado o rádio transmissor, tem sido visto por ribeirinhos, conforme informações do Inpa.

Desde o início do ano, o Inpa já recebeu sete filhotes de peixes-boi. O número é considerado recorde, segundo o Anselmo d´Affonseca.

"É um número que chama a atenção, já que nem todos os anos recebemos essa quantidade de peixes-bois. É possível que esteja havendo uma conscientização maior da população em resgatar os animais. Também pode estar ocorrendo uma recolonização da espécie, o fato está em estudo", disse Anselmo.

Outro fato também chama a atenção dos pesquisadores. Há um mês, um filhote de peixe-boi foi avistado em um igarapé do Rio Negro, nas proximidades do bairro de Aparecida, área urbana do Centro de Manaus.

"Ficamos surpresos por um filhote estar vivendo em uma área urbanizada junto com a mãe", disse o veterinário.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.