Inpa promove feira para comercializar produtos orgânicos no dia 14 de outubro

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/ - 07/10/2014
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) vai promover no dia 14 deste mês, no Bosque da Ciência, (avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro Sul de Manaus) a Feira de Produtos Orgânicos para quem aprecia frutas e hortaliças frescas e livres de agrotóxicos. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/Inpa).

Aproximadamente 25 produtores da Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam) e da Rede Tucumã (Rio Cueiras), parceiros da atividade, vão expor na feira. Eles são oriundos de Manaus - como Ramais do Brasileirinho e Pau Rosa - e de outros municípios como Careiro da Várzea, Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru.

Serão comercializadas frutas, hortaliças convencionais e ovos caipiras. O consumidor terá ainda a disposição hortaliças "não convencionais", como a bertalha (também chamada de couve-manteiga), vinagreira, espinafre amazônico, ariá, taioba, jambu e ora-pro-nobis, além de doces e salgados integrais com recheios orgânicos. "Tudo é 100% natural e com preço justo", disse o presidente da Apoam, Raimundo Carvalho.

Na feira também será possível adquirir carne de pirarucu manejado, proveniente da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá do Setor MAIANA do Município de Fonte Boa do médio Solimões), comercializados pelos próprios pescadores (3 pescadores/produtores representantes de 37 famílias agrupadas em 7 comunidades), a preços justos.

Diferencial

Um diferencial da feira de orgânicos no Inpa é a distribuição de folderes com receitas de sucos e doces saudáveis e agradáveis ao paladar. O material foi desenvolvido pela tecnologista do Laboratório de Melhoramento de Fruteiras do Inpa, Bianca Galucio, em parceria com nutricionistas e alunos da Uninorte. Também haverá degustação de sucos elaborados a partir dos produtos orgânicos.

Para quem quiser comprar sucos detox (a base de couve, limão, agrião, gengibre e melado) e salgados integrais, os agricultores terão disponíveis.

De acordo com o presidente da Apoam, Raimundo Carvalho, a expectativa da feira é divulgar os produtos orgânicos. "Queremos mostrar o nosso trabalho e, através disso, conseguirmos acionar as políticas públicas para termos mais apoio e ao mesmo tempo divulgar o orgânico para que outros produtores tenham conhecimento e comecem a produzi-los".

Segundo Carvalho, o cultivo de orgânicos na Amazônia é viável, pois uma plantação que não usa agroquímicos conserva o meio ambiente, não agride o solo e garante qualidade de vida, tanto para o produtor como para o consumidor.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Inpa-promove-comercializar-verduras-organicas_0_1225677483.html
Agricultura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.