Instalação de novas placas indicativas reforça proteção da Rebio do Guaporé

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/11/2009
A chefia da Reserva Biológica (Rebio) do Guaporé, em Rondônia, acaba de instalar placas indicativas de limites em pontos estratégicos da unidade, um dos principais objetivos do Subprograma de Proteção do seu Plano de Manejo.

O trabalho foi iniciado em setembro. Foram colocadas seis novas placas, delimitando toda a porção oeste da Rebio. A iniciativa é fundamental para proteger amostras de ecossistemas, que vão dos extensos pantanais até as terras altas recobertas por floresta diversificada, e também a fauna que habita o interior da reserva de mais de 600 mil hectares.

Segundo o chefe da Rebio do Guaporé, a ação de sinalização não se restringiu à tarefa de colocar placas, "mas também na verificação do que deveria ser informado e de que forma isso poderia ser feito com eficácia". A instalação das placas deverá contribuir para que a UC atinja seu objetivo de criação.

Ainda na fase de planejamento, Sandro Leonardo Alves, a equipe técnica da Rebio identificou alguns pontos estratégicos ao longo do perímetro da porção oeste da UC, baseando-se principalmente em fatores como fluxo de pescadores, proximidade com vilas e cidades, acesso à UC. Já com o projeto elaborado e aprovado, a UGE Cepta/SP, do ICMbio, liberou o orçamento, e em dezembro de 2008 nove placas com dimensões 3mx2m foram confeccionadas.

O chefe da unidade lembrou que grande parte dos infratores, quando flagrados, alegam, em sua defesa, não saber que estavam em uma área de acesso proibido. "Agora, com essas placas, eles não poderão usar mais esse argumento", frisou Alves.

Antes desse trabaho, a Rebio do Guaporé não apresentava uma sinalização eficiente de seus limites que pudesse orientar as pessoas, principalmente pescadores e caçadores, sobre a proibição de entrada no local. As poucas placas estavam completamente depreciadas, mal posicionadas e com informações desatualizadas.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaporé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.