Instituições vão discutir propostas para uso sustentável da água

Agência Pará - www.agenciapara.com.br - 23/03/2009
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove nesta quarta-feira (25) o seminário "Água: Direito e Responsabilidade de Todos". O destaque do evento será um painel sobre as propostas de elaboração e mobilização do "Plano Estadual de Recursos Hídricos".

Um grupo técnico formado por instituições estaduais ligadas à questão da água vai apresentar as ações desenvolvidas dentro do Programa "Água Para Todos". Participam desta mesa redonda, além da Sema, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

A programação ainda contempla outros temas atuais, e indispensáveis, nas preocupações refletidas nas universidades, secretarias da área e governos, federal e estadual, no que tange ao uso adequado da água. Entre eles, a "Rede Hidrometeorológica do Pará" e os múltiplos usos da água, com a síntese das ações desenvolvidas pelo governo estadual em 2008.

Água na RMB - O seminário enfocará ainda o atual momento e perspectivas da bacia do rio Peixe-Boi, no nordeste paraense, na Microrregião Bragantina, e o quadro das águas subterrâneas (aquíferos) da Região Metropolitana de Belém (RMB).

A programação oficial da Sema sobre a importância da água teve início no último dia (16), com atividades técnicas de monitoramento dos cursos d’água do entorno das empresas do Distrito Industrial de Barcarena.

A Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) também realizou cursos de capacitação no município de Cametá, nordeste paraense, sobre o Programa Aquabio, enquanto a Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), por meio da Gerência do Parque Estadual do Utinga (PEUt), promoveu várias atividades para marcar o transcurso do Dia Mundial da Água.

No programa, foi realizado o seminário "Água, Meio Ambiente, Esporte e Lazer: Questão de Cidadania", que discutiu o uso responsável do Parque pela população de Belém e das cercanias do PEUt. A relação homem-natureza, em áreas verdes propícias às atividades de turismo e lazer foram tratadas por técnicos, representantes de organizações não governamentais e a comunidade, num esforço de retomar as linhas gerais de uma agenda que implemente no futuro ações de esporte e lazer naquela área.

Parque - O Parque Estadual do Utinga (PEUt), criado pelo Decreto Estadual no 1.552, de 3 de maio de 1993, está localizado numa área de 1.340 hectares em plena zona urbana de Belém, onde o visitante pode ver exemplos da biodiversidade amazônica.

A história do parque está ligada ao abastecimento da Região Metropolitana de Belém (RMB), já que abriga mananciais como os lagos Água Preta e Bolonha, responsáveis por mais de 50% do abastecimento da população da RMB.

Serviço: Seminário "Água: Direito e Responsabilidade de Todos". Em 25 de março de 2009, de 09h às 12h e de 14 às 18h, no Hotel Beira Rio (Av. Bernando Sayão, no 4804).

Mais informações - 3184-3332.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.