Instituto determina embargo de obra em porto de Imbituba

FSP, Dinheiro, p. B6 - 20/08/2009
Instituto determina embargo de obra em porto de Imbituba

Felipe Bächtold
Da agência Folha

O Instituto Chico Mendes determinou o embargo às obras de ampliação do porto de Imbituba (SC), que fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), devido à possibilidade de impacto às baleias da região.
Mais de 130 km do litoral do Estado fazem parte de uma área de proteção ambiental de baleias. O porto é excluído da zona, mas o instituto considera que os trabalhos de bate-estaca estão em sua faixa de influência e podem afetar os animais, que vão à região para se reproduzir. O porto, a 97 km de Florianópolis, movimenta 179 mil toneladas ao mês.
O Instituto Chico Mendes, órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente, pode determinar o embargo porque é o responsável pela área de proteção.
O administrador do porto, Jeziel Souza, considera a suspensão das atividades um "equívoco" e diz que obteve a licença para as obras com o governo do Estado, que não questionou o possível impacto às baleias. Ele afirma que a paralisação já gerou prejuízo de ao menos R$ 1,5 milhão.

FSP, 20/08/2009, Dinheiro, p. B6
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.