Instituto Federal do Maranhão realiza visita técnica no MNFTO

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 12/05/2015
O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), situado no município de Filadélfia, é destino certo de pesquisadores, alunos, geólogos, historiadores e amantes da história. Somente nos últimos 20 dias, cerca de 50 visitantes passaram pelo local. No último final de semana, o Monumento recebeu alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus São Raimundo das Mangabeiras.

O professor do IFMA, Éder Romagna Rodrigues, informou que a escolha do MNAFTO foi para apresentar aos estudantes a interpretação e os conceitos da fossilização. O grupo foi acompanhado pelos servidores do MNAFTO, o inspetor de Recursos Naturais, Hermísio Alecrim Aires, e pelo historiador Elmir dos Santos Chaves.

Na oportunidade, a equipe técnica apresentou a Unidade aos visitantes contextualizando os objetivos e os programas de gestão assim como a diversidade da riqueza da flora Permiana do MNAFTO. Aires explicou que o local visitado, a Zona Histórico Cultural (ZHC) - Afloramento Buritirana- serve de estudo para pesquisadores e oferece aos visitantes uma melhor compreensão da formação de fósseis.

Sobre a Unidade

A Floresta Petrificada do Tocantins Setentrional (FPTS) corresponde a uma das mais importantes associações lignoflorísticas de bioma Temperado Quente do Hemisfério Sul.

Sua importância levou a criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins. A sede está situada no distrito de Bielândia município de Filadélfia (TO), região norte do Estado do Tocantins, à aproximadamente 438 km da Capital, Palmas. O acesso ocorre através das rodovias TO-010 e a TO-222.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/5/12/instituto-federal-do-maranhao-realiza-visita-tecnica-no-mnfto/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.