Instituto participa da operação 'Amazônia Azul'

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/02/2014
A Marinha do Brasil promoveu na tarde desta quarta-feira (19), uma coletiva no Comando do 3o Distrito Naval, em Natal/RN, com o objetivo de divulgar o início da operação 'Amazônia Azul', ocorrido nesta segunda-feira (17). Desse dia para cá já foram abordadas 83 embarcações, das quais 15 notificadas, quatro apreendidas e 100 armadilhas para lagosta recolhidas pela Agência de Penedo, em Alagoas. A operação segue até sábado (22).

Sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a operação tem como objetivos intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas águas brasileiras, além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.

Em Natal/RN, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disponibilizou um agente de fiscalização embarcado no navio Araguarí e responsável pela cobertura do arquipélago das Ilhas de São Pedro e São Paulo, e outro agente no navio Macau para auxiliar na cobertura da região da Reserva Biológica do Atol das Rocas e do Parque Nacional de Fernando de Noronha.

Na área de jurisdição do Comando do 3o Distrito Naval, composta pelos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, foram mobilizados todos os Navios-Patrulha e mais de 750 militares, além de uma aeronave do tipo 'Esquilo', sediada em São Pedro da Aldeia/RJ.

Ao todo participam cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por todo litoral nacional, além das águas interiores. A operação conta, ainda, com a colaboração e participação de outras instituições como a Força Aérea Brasileira, o Departamento de Polícia Federal, a Secretaria de Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Petrobras e Transpetro.

Durante o período, os navios e embarcações da Marinha realizam ações de patrulha e de inspeção naval na 'Amazônia Azul', rios e lagos brasileiros. Os fuzileiros navais atuam na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse e plataformas de petróleo.

No Rio Grande do Norte, o encerramento será marcado por um desfile dos Navios-Patrulha participantes, por volta das 11h da manhã do dia 22, que poderá ser visto das praias de Natal/RN.

Por que Amazônia Azul?

O nome atribuído à Operação - 'Amazônia Azul' - deve-se à importância que a Marinha confere à imensa região marítima, situada na fronteira leste do Brasil, cuja a área e potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde, e pela qual todos os brasileiros têm a obrigação de zelar e proteger.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4683-marinha-do-brasil-deflagra-operacao-amazonia-azul-em-todo-litoral-brasileiro.html
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas