Instituto promove curso de trilhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/08/2016
Treinamento ocorreu na APA da Baleia Franca (SC) e contou com a participação de condutores de visitantes, servidores da unidade e da prefeitura de Garopaba e professores do IFSC


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de realizar o Curso de Planejamento e Manejo de Trilhas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca (SC). A capacitação ocorreu em Garopaba e teve a participação de guias que atuam na unidade de conservação, servidores da APA e da prefeitura local e professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Garopaba, do curso de formação de condutores ambientais.

Ministrado pelos analistas ambientais Paulo Faria e Allan Crema, da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, o curso durou três dias. Foram repassadas informações sobre métodos de planejamento de trilhas terrestres, parâmetros de avaliação de capacidade de suporte dos atrativos e técnicas de manejo, entre outros temas.

Além disso, foram percorridas duas trilhas já utilizadas para turismo na região, a que liga a Praia do Rosa à Praia do Luz, em Imbituba, que engloba parte do Caminho do Rei, percorrido por D. Pedro I no século XIX, e a trilha da Caranha, que liga a Praia do Ouvidor à Praia da Barra, em Garopaba. Ambas as trilhas oferecem grande beleza cênica aos usuários.

Nas trilhas, foram ministradas aulas práticas sobre os quesitos estudados na parte teórica do curso, incluindo análise de trechos problemáticos e críticos e possíveis soluções para os problemas, em geral, relacionados à presença de água e processos erosivos.

Segundo Faria, coordenador de Estruturação da Visitação e Ecoturismo do ICMBio, essa é a primeira vez que o curso é realizado em uma unidade de conservação de uso sustentável. "Pelo que percebemos, apesar da complexidade de se trabalhar em áreas privadas, já existe uma relação entre os atores envolvidos que pode ter resultados promissores para o desenvolvimento das atividades relacionadas às trilhas da região."

O chefe da APA da Baleia Franca, Cecil Barros, disse que o curso de trilhas foi uma demanda apontada pelos próprios condutores ambientais da região, por meio do coletivo TOB-Terra. A realização do evento, segundo ele, só foi foi possível graças à parceria com o Sebrae e a Fundação Gaia.

"Acredito que essa capacitação irá contribuir para melhoria da qualidade do trabalho dos condutores e também para o desenvolvimento do turismo sustentável no território da APA", afirmou Cecil Barros.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8092-instituto-promove-curso-de-trilhas
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.