Itatiaia: primeiro Parque Nacional do Brasil completa 71 anos

ICMBio - 04/06/2008
No sábado (14) o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, completa 71 anos de existência. A equipe da unidade de conservação preparou uma série de atividades em comemoração à data. Ás 15 h acontece visita à exposição que remonta a história do parque, no Centro de Visitantes Prof. Wanderbilt Duarte de Barros.

Na seqüência, às 16h Luciano Moreira Lima promove palestra "As aves do Parque Nacional do Itatiaia", no Auditório Tom Jobim. Lima - conhecido como "Nosso menino passarinho" - surgiu no parque em 2000 e aos 15 anos conhecia as 365 espécies de aves da unidade, apenas pelo canto e nomes. Seguidor de Olivério Pinto, Lima estuda biologia na UENF, viaja divulgando as aves brasileiras. Ele foi o vencedor do II Concurso de Fotografia Avistar 2008.

Outra palestra será ministrada às 17 h, no Auditório Tom Jobim, pelas pesquisadoras e doutoras do Jardim Botânico do RJ, Marli Pires Morim de Lima; da Universidade Federal do RJ, Lana Sylvestre e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Kátia Torres sobre sobre Alexandre Curt Brade, um dos maiores pesquisadores da flora do parque. No espaço Vinicius de Morais acontece, às 18h, o musical "50 anos de Bossa Nova x 71 anos do Itatiaia", com o francês Bernard Fines e sua banda.

Um pouco da história - Primeiro parque criado no País, as terras do Itatiaia pertenciam a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, adquiridas pela Fazenda Federal em 1908 para a criação de dois núcleos coloniais. Estes, porém, não foram bem sucedidos, passando as terras para o Ministério da Agricultura, que em 1929 criou uma Estação Biológica subordinada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A idéia de transformação em Parque Nacional data de 1913, e foi aconselhada pelo botânico Alberto Lofgren. Em dezembro do mesmo ano, José Umbmayer advogou interessadamente essa causa, numa conferência realizada na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, que contou com apoio e simpatia de Derby Lofgren e do Barão Homem de Melo, conhecedores da região. Somente em 1937 foi então criado o primeiro Parque Nacional do Brasil, através do Decreto Federal 1.713, de 14 de junho.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.