Ivinhema assume duas vagas na Apa

www.ivinhema.news.com.br - 14/12/2006
O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), esteve na manhã de ontem participando, em Naviraí, de um encontro da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (Apa), que elegeu o primeiro Conselho Consultivo do Mato Grosso do Sul. A Apa conta com uma área compreendida de 1.003.59 hectares, englobando 25 municípios dos Estados do MS, São Paulo e Paraná. Acompanharam o prefeito o diretor da Fundação de Meio Ambiente, Paulo Tamanini, e o presidente da Associação Ambiental do Vale do Ivinhema (Assamivi), Paulo Belizario.
Ao final do encontro, foi formado o primeiro Conselho da Apa/MS, que estará ligado diretamente ao Ibama. Dos 22 conselheiros, dois são de Ivinhema: Paulo Tamanini, representando uma das cinco vagas direcionadas às prefeituras, neste caso a de Ivinhema; e Paulo Belizario, representando uma das duas vagas às ONGs, sendo a de Ivinhema a Associação Ambiental do Vale do Ivinhema. O município de Nova Andradina ficou como suplente de Ivinhema, enquanto que a IMAD de Dourados suplente da Assamivi.
A Área de Proteção Ambiental está localizada desde a Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em São Paulo, até Guairá, no Paraná. A Apa tem como principal objetivo a proteção dos ambientes aquáticos e úmidos adjacentes ao Rio Paraná e afluentes, e de toda a biodiversidade contidas nestes locais, além de garantir o caráter de sustentabilidade das atividades antrópicas realizadas nas áreas contidas entre os limites desta unidade de conservação.
Entre os principais instrumentos de uma Unidade de Conservação, estão o Conselho Consultivo e o Plano de Manejo. O Conselho Consultivo é o espaço de gestão compartilhada onde o órgão gestor, o Ibama, abre espaço à sociedade para o debate das questões ambientais fundamentais para a boa gestão da Unidade de Conservação. Já o Plano de Manejo pode ser considerado como um guia em que os gestores da Unidade de Conservação e o Conselho Consultivo se fundamentam para a tomada de decisões.
O Conselho Consultivo, formado ontem, conta com representantes de órgãos públicos como universidades, prefeituras, Embrapa, Imap, Ibama e Idaterra, e mais entidades privadas como sindicatos rurais, universidades particulares, Sindicato Patronal Rural, Associação de Apicultores, Sindicato de Indústria e Comércio, Associação de Pescadores e Ribeirinhos e ONGs (Organizações Não Governamentais). É este Conselho que a partir de agora que vai tomar toda e qualquer decisão relacionada ao que envolver a área de Proteção Ambiental.
O mandato do Conselho é de dois anos. Dentro deste Conselho também serão formadas Câmaras Técnicas para discutir assuntos variados. Este Conselho tem 90 dias para elaborar o seu Regimento Interno. Pelo menos 70% da Apa estão localizados no Mato Grosso do Sul. Alguns dos principais problemas relacionadas à Apa estão incêndios, casas às margens de rios, extração de madeira, expansão agropecuária sem planejamento e a questão industrial.


Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.