Jaru registra 223 espécies de mamíferos e aves

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/05/2017
Expedição fez ainda a captura de 224 espécimes de borboletas de 8 tribos diferentes. Números mostram a variedade da fauna protegida pela reserva biológica em Rondônia



A equipe da Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Rondônia, participou de expedição de campo para a primeira coleta de dados de mamíferos de médio e grande portes diurnos e aves cinergéticas (alvos de caça) e a segunda coleta de borboletas frugívoras (alimentam-se de frutas).

Na coleta de mamíferos e aves, foram feitos 88 avistamentos, totalizando 223 espécimes, como cutia, cachorro do mato, veado vermelho, veado roxo, cateto, tamanduá-mirim, macaco de cheiro, sagui, macaco aranha, barrigudo, zogue-zogue, cuxiú, jacamim, mutum, jacu e várias espécies de inhambu.

Já na coleta de borboletas, realizada nas três unidades amostrais do Programa de Monitoramento In Situ da Biodiversidade, implantadas na reserva, no rio Tarumã, foram capturados 224 espécimes de 8 tribos diferentes - ageroniini, epicaliini, epiphilini, coeini, preponini, morphini, brassolini, satyrini. Em cada unidade foram implantadas quatro subunidades com quatro armadilhas cada, totalizando 16 armadilhas por unidade.

As três trilhas de mamíferos e aves, de cinco quilômetros cada, foram varridas e posteriormente percorridas diariamente a uma velocidade de aproximadamente 1 km/h para realização dos avistamentos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8938-jaru-registra-223-especies-de-mamiferos-e-aves
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.