Jericoacoara receberá investimentos via PPP

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/12/2012
A Coordenação Geral de Uso Público e Negócios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), firmou contrato com a Idom, empresa de consultoria em projetos de arquitetura e engenharia. O contrato prevê a realização de estudo de demanda que subsidiará a elaboração de editais de parcerias público-privadas (PPP) para melhorar a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.

A informação foi dada pelo chefe do parque, o analista ambiental Wagner Cardoso. Segundo ele, entre os serviços que podem ser alvo de PPP, estão o controle de acesso e cobrança de ingresso aos visitantes. "As futuras ações no parque devem conciliar, de forma ordenada e sustentável, o mercado turístico com a conservação do patrimônio natural", disse Cardoso.

500 mil turistas por ano

Abrangendo os municípios cearenses de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza, o Parque Nacional de Jericoacoara recebe aproximadamente 500 mil turistas por ano, segundo estimativas da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur-CE).

Por isso mesmo, o parque foi incluído entre as 27 unidades de conservação (UCs) contempladas pelo projeto Parques da Copa, parceria entre o ICMBio, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, que vai destinar R$ 1,5 milhão para elaboração de projetos e implantação de equipamentos de apoio à visitação em parques nacionais com potencial para receber turistas no período do campeonal mundial de futebol, que será realizado em 2014 no Brasil.

Centro de Visitantes e portais

Já com base nesses recursos, adianta Wagner Cardoso, está prevista a construção de um Centro de Visitantes na sede administrativa do parque de Jericoacoara e de portais nos principais acessos à unidade, além da estruturação de duas trilhas para visitação a pé dentro do perímetro da UC.

Para absorver adequadamente a crescente demanda de visitação, potencializada pelo roteiro de ecoturismo Rota das Emoções - que liga Jericoacoara ao Delta do Parnaíba (PI) e aos Lençóis Maranhenses (MA) - e pela construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, a expectativa da equipe gestora do parque, segundo Wagner, é que a unidade "se estruture em relação ao quadro de pessoal, sinalização de campo, equipamentos de proteção e de apoio à visitação, além da regulamentação dos prestadores de serviço e do ordenamento do uso público".

Saiba mais sobre o parque

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara, criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007, quando ela foi extinta.

O parque tem área total de 8.850 hectares, após ajuste dos limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste da UC - processo que incluiu também a anexação de uma faixa marítima de 1 quilômetro paralela à linha costeira.

Entre suas belezas cênicas naturais, estão uma grande planície com campos de dunas móveis do tipo "barcana" (em formato de meia-lua) e muitas lagoas que se formam todos os anos durante o período chuvoso, além de praias desertas, restingas e manguezais, habitados por espécies como o gavião-mariano, a suçuarana e o cavalo-marinho. Além disso, a área marinha do parque é um sítio importante de abrigo e alimentação para várias espécies de tartarugas-marinhas.

O potencial turístico da unidade se evidencia nos passeios ecológicos de buggy ou quadriciclo, para contemplação de dunas e lagoas, nos "ventos alísios" que sopram nas praias entre julho e dezembro, tornando Jericoacoara um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurf e windsurf, entre outros esportes náuticos, e nas formações rochosas Pedra Furada - símbolo do Parque e um de seus locais mais visitados - e Serrote, composto por afloramentos cristalinos que se elevam da Vila de Jericoacoara e formam o ponto mais alto de todo o litoral cearense, a 97 metros de altitude, onde se situa um farol que oferece uma vista panorâmica de toda a unidade.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3555-icmbio-estuda-adotar-ppp-em-jericoacoara.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.