Jovens debatem o perigo de ações predatórias no Parque do Utinga

SEMA/PA - www.pa.gov.br - 22/10/2010
A caça e a pesca predatórias em áreas protegidas foram os principais temas abordados na quarta edição do projeto Quartas Verdes, realizado na última quarta-feira (20), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no Parque Estadual do Utinga (Peut). O projeto tem os jovens como público alvo, devido à função multiplicadora e à capacidade de interação dessa faixa etária com os demais segmentos sociais.

Participaram cerca de 40 integrantes do grupo religioso Shalon e da Escola Estadual Rainha da Paz, ambos atuantes no entorno do parque. Os participantes são preparados para compreender a extensão de seu papel na preservação da natureza, em especial da Unidade de Conservação do Parque. Os jovens serão essenciais no repasse de informações sobre o meio ambiente a pessoas de várias faixas etárias.

Educação - Durante a oficina de educação ambiental, os participantes demonstraram a relação que têm com o meio ambiente por meio de cartazes e atividades em grupos. Palestras educativas sobre as Leis de Crimes Ambientais, a biodiversidade e os ecossistemas do Peut também estiveram em discussão.

Problemas enfrentados pelas comunidades do entorno do parque, como a caça e a pesca predatória, motivaram o tema para estimular a informação sobre as questões ambientais enfrentadas no local. Essa proximidade com o cotidiano desses moradores permitiu que técnicos do Peut promovessem atividades lúdicas para atingir o público.

A reflexão sobre os danos causados ao parque pelo uso inadequado de suas riquezas naturais pela população do entorno; as mudanças que ocorreram na unidade com o passar do tempo; os animais em extinção devido à caça e à pesca predatória; o perigo do lixo sem destinação adequada; a importância dos mananciais Bolonha e Água Preta, que estão dentro do Peut e fornecem água potável para mais 60% da população da Região Metropolitana de Belém estão entre os assuntos debatidos no âmbito do projeto Quartas Verdes.

http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=68532
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.