Jovens na Amazônia e Ceará têm acesso a cursos gratuitos de capacitação de TI

IT Fórum 365 - http://itforum365.com.br/ - 20/07/2016
Projetos de educação em TIC promovidos pela Huawei e Instituto Cooperforte visam capacitação e inserção de talentos no mercado de trabalho


A Huawei, em parceria com o Instituto Cooperforte, organização focada em responsabilidade social e inserção de jovens no mercado de trabalho, vai promover cursos gratuitos de capacitação de tecnologia para jovens de comunidades carentes. A iniciativa contará com o apoio de instituições locais do Amazonas e do Ceará.

O primeiro projeto, na Amazônia, terá como base um curso ministrado em duas diferentes comunidades. "Energia Solar Para Inclusão Solar" será realizado em Tefé (AM) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), que cuida de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica sustentável da região e suas reservas.

O programa educacional visa, além de ensinar questões relacionadas à cidadania e ensino básico de computação, desenvolver 30 jovens de 15 a 24 anos na área de TIC e capacitá-los para o mercado. Entre as disciplinas, estão TI básica, energia solar, instalação e manutenção de sistema e manutenção de computadores.

A segunda região a receber o curso será a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA-AM), levando em consideração as necessidades locais e limitações de tecnologia. Com a oportunidade de integrar o ensino dessa área com o desenvolvimento sustentável, o curso foi adaptado para a população local, composta principalmente por habitantes de comunidades ribeirinhas.

O segundo projeto, realizado no município de Horizonte (CE), será organizado pela Associação Beneficiente Luzia Lopes Gadelha (ABLLG). "Teclando com a Juventude" capacitará 60 jovens entre 17 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social por meio da educação no segmento de TIC. O curso será divido em três partes: noções de cidadania, combate às drogas e qualificação profissional, incluindo instalação de software e hardware, sistemas de computação, redes, internet, segurança e banco de dados. Ao final do projeto, que tem duração de um ano, todos os jovens serão encaminhados para oportunidades de emprego.

O Instituto Cooperforte compartilhou sua metodologia especialmente desenvolvida para a área social com foco em empregabilidade para a equipe da ABLLG seguindo o conceito "treinar o professor". Isto significa que todos os professores também passaram por aulas e avaliações para ensinar os alunos da melhor maneira possível.

Segundo a Huawei, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM); no Ceará, a Associação Beneficiente Luzia Lopes Gadelha (ABLLG) foram responsáveis pela seleção dos jovens. Ainda de acordo com a empresa, o curso no Amazonas tem duração de oito meses; o do Ceará, um ano. Ambos tiveram suas atividades iniciadas na primeira semana de junho deste ano.



http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/120617/jovens-na-amazonia-e-ceara-tem-acesso-a-cursos-gratuitos-de-capacitacao-de-ti
Desenvolvimento Humano:Pobreza

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.