Jurubatiba é aberto ao público

O Globo, Rio, p. 16 - 22/02/2012
Jurubatiba é aberto ao público
Parque do Norte Fluminense tem canal navegável de 30km

Paulo Roberto Araújo
pra@oglobo.com.br

Quatorze anos depois de sua criação, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, apontado como a maior joia ecológica do Norte Fluminense, está aberto à visitação. O parque protege uma área de restinga, no litoral entre Macaé e Campos, numa faixa de areia de 44 quilômetros de extensão. Jurubatiba está na relação dos 11 parques que estão na rota dos turistas que virão ao Rio para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Autorizados pelo ICMBio, os passeios ecológicos serão feitos em bugres, em trilhas demarcadas, e em barcos que vão percorrer um trecho de mais de 30 quilômetros do canal Macaé-Campos, que tem 106 quilômetros e foi construído de 1844 a 1861, no tempo do Império, por braços de escravos. O objetivo era escoar a produção de cana-de-açúcar dos canaviais de Campos com destino ao Porto de Macaé.
O canal, entretanto, caiu em desuso com a criação da estrada de ferro. Quando foi construído, o Macaé-Campos era o segundo maior canal do mundo, perdendo apenas para o Canal de Suez, no Egito.
- De barco ou de bugre, as pessoas poderão percorrer trechos do parque onde de um lado fica o Oceano Atlântico e do outro 16 lagoas costeiras intactas, sem contar a fauna e flora endêmica. Será um passeio ecológico e cultural porque os visitantes também poderão conhecer as fazendas histórias e almoçar a feijoada preparada por descendentes de escravos que moram nas senzalas da Fazenda Machadinha - disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Quissamã, Haroldo Carneiro.
A construção do Centro de Visitantes, em Macaé, está garantida com recursos da Petrobras. A urbanização do entorno e dos acessos ao parque será feita pela prefeitura de Macaé. O ambientalista José Vasconcelos Júnior, de Carapebus, lembrou que o parque está localizado em área estratégica, entre Macaé e o futuro Porto de Açu, que carecem de áreas de ecoturismo.
Secretário de Gestão da cidade, o ambientalista Rômulo Campos comemorou a abertura do parque à população. Ele tem 35 mil fotografias de Jurubatiba e até meados do ano lança um livro sobre o parque:
- Finalmente será dada uma utilização prática para Jurubatiba. Não adianta apenas preservar o parque sem permitir que as pessoas pudessem usufruir das belezas naturais do único parque de restinga do Brasil - comentou Campos.
Os interessados em realizar o passeio devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Carapebus - (22) 2768-3311 -, a sede do ICMBio em Macaé - (22) 2765-6024 - ou o Departamento de Turismo de Quissamã, pelo telefone (22) 2768-9300, ramal 9380. Os visitantes serão encaminhados aos condutores capacitados e oficialmente cadastrados. Os passeios são pagos. A taxa deverá ser usada para a manutenção da unidade.

O Globo, 22/02/2012, Rio, p. 16
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.