Jurubatiba liberada para ecoturismo

O Globo, Rio, p. 9 - 11/08/2008
Jurubatiba liberada para ecoturismo
Área que era usada somente para pesquisa terá três roteiros de visitação

Paulo Roberto Araújo

Oito anos após o início dos estudos técnicos, o Instituto Chico Mendes aprovou e publicou no Diário Oficial da União o plano de manejo do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, um dos ecossistemas de restinga mais ricos do litoral brasileiro, ao longo de 24 quilômetros de praias do Norte Fluminense. Com o plano, a área de 14.800 hectares, que era usada apenas para pesquisa científica, poderá ser explorada pelo ecoturismo. Três roteiros já foram estabelecidos.
A vedete do plano é o passeio de barco num trecho de 28 quilômetros do canal Macaé-Campos, que tem cem quilômetros e foi construído no período do Império, por escravos. Também foram autorizados passeios de bugre em trilhas sinalizadas entre a Praia de João Francisco e a Lagoa Preta, passando nas margens de oito das 23 lagoas intactas do parque. O plano libera caminhadas em uma trilha de dez quilômetros.
O secretário de Desenvolvimento de Quissamã, Haroldo Carneiro, disse que até setembro estará funcionando o centro de visitantes do parque, cuja sede ficará em Quissamã.
Ficam no município 65% da área da unidade de conservação. O restante está em Macaé e Carapebus.
- O plano regula de forma definitiva o que pode e o que não pode ser feito no parque - explicou Carneiro.
Diretor do Núcleo de Pesquisas e Ecologia da UFRJ em Macaé, o professor Francisco Esteves festejou a publicação do Plano de Manejo:
- É a garantia da preservação desse grande patrimônio, que trará benefícios para a população, especialmente no período pós-petróleo.
Autor de mais de 30 mil fotografias do parque, o ambientalista Rômulo Campos disse que o Plano de Manejo coroa a luta dos ambientalistas:
- Sem dúvida será um dos principais centros de ecoturismo do Brasil.
No Parque de Jurubatiba são encontradas centenas de espécies endêmicas (que só ocorrem ali) de fauna e flora.
As lagoas intactas são ainda campo de pesquisas para acompanhar o aquecimento global

O Globo, 11/08/2008, Rio, p. 9
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.