Ladrões assaltam sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 06/01/2016
A noite da última segunda-feira (04) foi de pânico no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Bandidos invadiram o parque atrás de armamentos dos vigias e roubaram duas caminhonetes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela área. Na fuga, já fora da unidade de conservação, trocaram tiros com a polícia e um dos assaltantes acabou morto. Os outros suspeitos fugiram. Não se sabe precisar se foram dois ou três.

O ataque ocorreu na sede de administração do parque no distrito de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, onde também fica o centro de visitantes. Um grupo de assaltantes renderam um vigilante, que foi algemado e trancado em um dos banheiros. Eles estavam atrás de armas. A arma do vigilante foi roubada e os assaltantes ficaram por alguns minutos procurando uma segunda arma. Objetos de posse do vigilante que estavam numa mochila também foram levados. Lá havia um GPS e material usado para fiscalização. Laptops também foram roubados, junto com duas caminhonetes.

O vigilante conseguiu se soltar após a saída dos criminosos e avisou a polícia militar, que fechou a rodovia. As caminhonetes foram identificadas e começou a perseguição. Na fuga, a polícia atirou nos pneus para obrigar os bandidos a pararem. Houve troca de tiros e uma caminhonete capotou após o motorista levar um tiro e perder o controle. A outra parou após receber tiros nos pneus. O grupo de assaltantes fugiu. O que foi alvejado morreu no local.

Todos os objetos roubados foram recuperados, mas a caminhonete que capotou provavelmente foi perdida. "É uma pena, pois era uma caminhonete nova", afirma Carla Guaitanele, chefe da unidade. A outra caminhonete terá que ficar algum tempo parada, pois foi atingida por disparos.

Ontem (05), a visitação no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi suspensa para que a PM realizasse a perícia. A visitação já voltou ao normal e o parque segue aberto.

"Foi um assalto ousado, dentro de uma área de conservação federal, mas acabou tudo bem, a visitação já está funcionando normalmente", finaliza a analista ambiental.

Sobre a área protegida

O parque nasceu em 1961, no fim do mandato de Juscelino Kubitschek. Mas era chamado Parque Nacional do Tocantins e tinha um tamanho de 625 mil hectares, quase dez vezes maior do que o atual. A sua área foi reduzida em duas ocasiões, chegando aos atuais 65,5 mil hectares.

Estratégico para a manutenção do cerrado da região, a unidade de conservação passa atualmente por processo ampliação do parque dos atuais 65 mil para 235 mil hectares.

Íntegra da notícia: http://www.oeco.org.br/noticias/ladroes-assaltam-sede-do-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.