Lagoa do Peixe sedia festival de aves migratórias

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/10/2017
Oportunidade rara para observar espécies únicas no parque nacional gaúcho, evento receberá cientistas do Brasil e exterior, turistas, fotógrafos e comunidade. Haverá muitas atividades de entretenimento



Especialistas de diversas partes Brasil e do mundo estarão reunidos, a partir desta quinta-feira (26) e até o sábado (28), no município gaúcho de Tavares para contemplar e estudar o rico universo das aves migratórias. Eles vão participar do 13o Festival Brasileiro das Aves Migratórias, que tem como principal local de eventos o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O evento é aberto à comunidade e turistas e vai servir, também, para que as pessoas possam observar, conhecer e celebrar essas diversas espécies de aves e a conservação da biodiversidade.

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é uma unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na península da Lagoa dos Patos, que abrange os municípios de Tavares e Mostardas. Reconhecido internacionalmente, o parque tem mais de 270 espécies de aves registradas, como o cisne de pescoço preto, o coscoroba, talha-mar e maçaricos, entre outras.

A ave símbolo do parque, o flamingo, vem do Chile todos os anos, no inverno, em busca de descanso e alimento. Migratórias ou residentes na região, as aves alimentam-se dos diversos microorganismos que vivem na lagoa e encantam a população local e turistas com sua beleza e hábitos de vida. Esse precioso ambiente contido dentro da unidade de conservação é protegido por lei, que proíbe práticas de exploração comercial no local.

Adultos e crianças

O festival apresentará uma vasta programação dentro do parque e na cidade de Tavares, com destaque para as saídas guiadas para observação de aves, uma chance para a comunidade local e turistas conhecerem mais sobre a importante avifauna no Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

O evento contará com a presença de cientistas da área de meio ambiente e biologia que vão compartilhar o seu conhecimento por meio de palestras abertas ao público. Além disso, o festival inclui diversas opções de entretenimento, oficinas para adultos e crianças, atividade de ecoturismo, apresentações artísticas como um baile de encerramento no sábado (confira abaixo, no Serviço).

Promovido pela Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), organização sem fins lucrativos para a conservação das aves brasileiras, o festival é organizado pela Prefeitura Municipal de Tavares e pelo Parque Nacional da Lagoa do Peixe/ICMBio e conta com o apoio da Roteiro Lagoa do Peixe e Sebrae/RS.

Roteiro Lagoa do Peixe

As riquezas naturais do município de Tavares, situado entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, no litoral do Rio Grande do Sul, são a grande atração do roteiro que exalta as belezas do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. A presença constante de pássaros e aves que se alimentam das espécies da lagoa transformou o destino em um dos dois principais locais do Brasil perfeito para a observação de aves residentes e migratórias, como o flamingo, o colhereiro ou os patos selvagens do Hemisfério Norte. O visitante tem à disposição um pool de serviços como restaurantes, pousadas e comércio de Tavares, que fazem da Lagoa do Peixe um roteiro completo.

Mostardas e Tavares têm o maior patrimônio de faróis históricos do litoral gaúcho, com construções que datam dos séculos XIX e XX e que, ainda, guiam e servem de base de serviços para viajantes por terra e mar. A região tem uma culinária baseada no cultivo e pesca do camarão. A própria Lagoa do Patos, que margeia as duas cidades, é ainda uma outra opção para relaxamento, banho e a prática de esportes náuticos.

Serviço:

Confira a programação completa do Festival Brasileiro de Aves Migratórias no site da Prefeitura de Tavares e no blog do Parque Nacional Lagoa do Peixe



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9242-lagoa-do-peixe-sedia-festival-de-aves-migratorias
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lagoa do Peixe (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.