Lançado mapa de regiões naturais do Brasil

O Globo, Ciência e Vida, p. 34 - 22/05/2004
Lançado mapa de regiões naturais do Brasil
Para celebrar diversidade, governo anuncia ampliação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas

Na véspera do Dia Internacional da Diversidade Biológica, comemorado hoje, o governo lançou o Mapa dos Biomas Brasileiros, que divide o território brasileiro em seis regiões: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os biomas mais ameaçados são a Mata Atlântica (com 93% de sua área destruída) e o Cerrado (com apenas 20% de cobertura original).
Em cerimônia no Palácio do Planalto, foi assinado também um decreto que amplia a área do Parque Nacional Grande Sertão Veredas de 84 mil hectares para 231 mil hectares, atendendo a uma antiga reivindicação de ambientalistas.
Governo divulgou lista de peixes ameaçados
O secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, disse que a ampliação é importante devido à elevada diversidade biológica do parque, que pode abrigar novas espécies de répteis, anfíbios e roedores. O parque fica em Minas Gerais, em pleno cerrado.
Na cerimônia, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apresentaram o Mapa de Vegetação do Brasil, que mostra a transformação do território nacional pelo homem desde o descobrimento.
O governo divulgou ainda a primeira lista de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção no país, um total de 238 espécies. Já os peixes e invertebrados superexplorados (aqueles cuja captura elevada pode comprometer a continuidade da espécie) somam 47 espécies. Além disso, o governo definiu 900 áreas prioritárias para conservação da biodiversidade.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Mapa dos Biomas é importante para orientar as políticas de preservação ambiental. Ela lembrou que a situação da Mata Atlântica é preocupante, porque hoje só restaram 7% da Mata Atlântica original.
- Temos que lembrar que hoje só restam 7% da Mata Atlântica. Por isso, temos que ser cautelosos quanto aos biomas que ainda podem ser protegidos. Estamos criando as bases técnicas e científicas para o uso sustentável dos recursos naturais - disse a ministra Marina Silva.
A ministra anunciou ainda que o Brasil vai reforçar a campanha para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, cuja proposta será votada em junho, na Itália, na Comissão Internacional da Baleia (CIB). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai enviar mensagens a outros países pedindo apoio. O Japão é contra a proteção dos cetáceos e quer a liberação da caça comercial.
Mais da metade do território nacional já foi ocupado
Já o diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade, Paulo Kageyama, disse que o Mapa da Vegetação mostrou que, dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, 4 milhões sofreram ocupação humana desde o descobrimento do país.
- Isso equivale, simbolicamente, a 400 milhões de campos de futebol - disse.
No caso da lista dos peixes e invertebrados aquáticos ameaçados, uma instrução normativa assinada ontem pela ministra Marina Silva proíbe imediatamente a pesca das 238 espécies que integram a Lista Nacional de Peixes e Invertebrados Aquáticos Ameaçados de Extinção.

O Globo, 22/05/2004, Ciência e Vida, p. 22
Biodiversidade:Políticas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Grande Sertão Veredas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.