Lei altera limites do Parque Nacional de São Joaquim

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/04/2016
O Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Muller, Orleans e Urubici, todos em Santa Catarina, teve sua área modificada com a recente publicação da Lei 13.273.

O decreto de criação da unidade, datado de 1961, dispunha de limites imprecisos, sem coordenadas geográficas, tornando vaga a delimitação do Parque. Com a publicação da referida lei o Parque Nacional de São Joaquim adquire limites precisos e passa a possuir ainda mais atrativos em seu interior, como o cânion do Funil e a borda da Serra do Corvo Branco.

Para o analista ambiental e chefe do parque, Paulo Santi, trata-se de um importante passo para a consolidação de São Joaquim, uma vez que a definição dos limites é fundamental para a gestão de áreas protegidas. "Após este passo, a UC irá priorizar a elaboração do Plano de Manejo, para que sejam formulados os diversos programas para a implementação da unidade", destaca Santi.

Serão promovidas campanhas com o objetivo de informar os proprietários de áreas abrangidas pelos novos limites, contendo informações sobre unidades de conservação, bem como sobre o que é sobreposição com propriedades particulares e etapas subsequentes.

Áreas muito antropizadas foram excluídas, porque foram utilizadas por populações humanas, e pequenas comunidades que surgiram e cresceram dentro dos limites do parque. Junto a isso, foram agregadas novas áreas biologicamente relevantes e de grande beleza cênica, que tinham forte restrições ao uso da terra e apresentavam ocupação irrelevante ou inexistente.

As alterações nos limites não mudam em nada o funcionamento do parque, que, com suas belas paisagens belas e muitos atrativos, continua aberto à visitação.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7878-lei-altera-os-limites-de-sao-joaquim.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Joaquim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.