Lençóis Maranhenses são destaque do Expedições desta terça na TV Brasil

TV Brasil - www.tvbrasil.org.br - 22/03/2010
O programa Expedições inicia nesta terça-feira (23), às 20h, nova temporada na TV Brasil. Paula Saldanha e sua equipe viajam pelos Lençóis Maranhenses, um dos mais belos cenários ecológicos do País. Com 155 mil hectares de dunas e uma paisagem única - com feições de deserto, mas com água em abundancia - o lugar atrai turistas de todo mundo.

O Expedições começa sua viagem pelo rio Preguiças, utilizado como principal via de transporte da região, e vai até sua foz. Percorrendo o rio, a equipe do programa mostra como é o cotidiano das comunidades pesqueiras sobre dunas móveis e visita o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Além dos Lençóis Maranhenses, outros programas merecem destaque. É o caso do segundo episódio desta temporada, Amazônia e Aquecimento Global, que aborda a o alto índice de queimadas na Amazônia e traz entrevistas com diversos cientistas que participaram do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, da ONU (IPCC). Destaque ainda para o programa Alagoas Cultural, que mostra as manifestações festivas e tradicionais folguedos do povo alagoano.

"Uma das características desta nova temporada são programas que abordam aspectos culturais e o modo de vida das populações de diferentes regiões do Brasil. Além de programas que retratam o habitat natural dos animais. Roberto Werneck acompanhou de perto o dia a dia e o modo de sobrevivência de diversas espécies.", destaca Paula Saldanha.

Em 2010, o Expedições completa 15 anos no ar, mas a ideia de documentar os diversos cantos do Brasil é mais antiga. Ela surgiu em 1977, quando a jornalista Paula Saldanha e o biólogo Roberto Werneck decidiram percorrer os diversos cantos do país e desvendar seus aspectos físicos, socioculturais e ambientais.

Desde então o Expedições já produziu diversos documentários que foram vistos em 150 países.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.